O Vasco e Athletico-PR foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira (4) pela confusão ocorrida no dia 26 de agosto, em São Januário. A partida, que era válida pelo Campeonato Brasileiro, terminou em tumulto, envolvendo membros da segurança do Vasco e jogadores do Athletico.
O Cruzmaltino foi punido com multa de R$ 10 mil e o segurança Roberto Barbosa Gama, o Betinho, foi suspenso por 30 dias. Já o lateral do Athletico,Fernando, ficará fora por cinco jogos. O clube também foi punido com uma multa de R$ 7,5 mil.
Julgamento:
O Subprocurador-geral do STJD, Yan Meirelles, reiterou a denúncia:
“A denúncia é inegável no momento que ele entra no gramado dá um empurrão e desvia a função de segurança. Ele desfere alguns socos sendo contido pelos atletas do Vasco da Gama. Num segundo momento, os atletas do Athletico saindo ele se dirige na direção ao vestiário e entra em vias de fato com o outro atleta denunciado. Fernando não estava no conflito e desfere um soco que atinge o segurança.
Athletico e Vasco é inegável a questão de conflito e tumulto por não ser possível identificar todos presentes na briga generalizada. Já o Vasco ainda há a imputação do artigo 191 na medida que o clube mandante deveria zelar pela segurança”.
O que aconteceu?
Após uma acalorada discussão entre os jogadores de ambos os times ainda em campo, ocorreu um tumulto após o apito final, na saída do gramado e seguiu até a descida para o vestiário. O segurança do Vasco, Betinho, chegou a trocar socos com atletas do Athletico-PR. Atletas e funcionários dos dois times de desentenderam.