Meninas de todo o Brasil interessadas em ciência e em astronomia podem se inscrever até o dia 8 de junho no projeto Astrominas, promovido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).
A iniciativa é voltada para estudantes entre 14 e 17 anos matriculadas em escolas públicas ou privadas de todo o Brasil. A proposta é oferecer formação básica nos conteúdos de ciências e astronomia com o objetivo de estimular o ingresso de mais meninas nas áreas científicas, considerando a grande disparidade de gênero.
São 400 vagas nesta edição e as inscrições podem ser realizadas através de um formulário on-line. As vagas serão preenchidas por sorteio, conforme regulamento disponível na internet.
As atividades do projeto são on-line, gratuitas e vão acontecer entre 12 de julho e 1º de agosto, exigindo uma dedicação de 3 a 4 horas diárias. A estudante deve ter acesso a um dispositivo com internet para assistir aos vídeos e participar de grupos de discussão (no WhatsApp). As participantes ativas em todas as atividades obrigatórias receberão um certificado digital da USP.
Monitoras, estudantes de graduação e pós-graduação, além de cientistas de diferentes áreas – denominadas “fadas madrinhas” pelo projeto – conduzirão as atividades on-line e falarão sobre suas trajetórias. Neste ano, a novidade é que as estudantes que atuam como fadas madrinhas terão sua atuação reconhecida como crédito acadêmico.