A UFT está ofertando mais de 1,5 mil vagas para cursos de graduação no semestre 2026/1, distribuídas entre os câmpus de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. As oportunidades abrangem diferentes áreas do conhecimento e fazem parte de processos seletivos já em andamento ou com matrículas previstas a partir de 22 de janeiro de 2026.
Cursos e vagas ofertadas
No Câmpus de Arraias, estão disponíveis os cursos de Direito (noturno), Matemática (matutino), Pedagogia (matutino) e Turismo Patrimonial e Socioambiental (noturno).
Em Gurupi, a UFT oferta vagas para Agroindústria (noturno), Agronomia, Biotecnologia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, todos em regime integral, além de Química e Educação Física, ambos no turno noturno.
O Câmpus de Miracema conta com vagas para Pedagogia (noturno), Psicologia (integral), Serviço Social (matutino), Licenciatura Intercultural Indígena (integral) e Pedagogia da Terra (Pronera), também em regime integral.
Em Palmas, a maior oferta de cursos, há oportunidades nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Filosofia, Jornalismo, Pedagogia e Teatro, todos no turno noturno, além de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Inteligência Artificial, Medicina e Nutrição, em regime integral, e Engenharia de Alimentos no turno matutino.
Já o Câmpus de Porto Nacional disponibiliza vagas para ABI Letras (Português ou Inglês), História e Letras-Libras, no turno matutino; Geografia, no noturno; Ciências Sociais e Relações Internacionais, no vespertino; e Ciências Biológicas, em regime integral.
Quantidade de vagas
Para o período de matrícula e ingresso referentes ao primeiro semestre de 2026 (2026/1), a UFT disponibiliza:
- Psac VR Pedagogia da Terra 2026/1 – 2ª edição: 13 vagas
- Psac Letras-Libras 2026/1: 30 vagas
- PS Exato 2026/1: 726 vagas
- Sisu 2026/1 (em breve): 766 vagas
- Licenciatura Intercultural Indígena: 40 vagas (matrículas encerradas)
Como funciona a matrícula
A matrícula dos candidatos aprovados é realizada de forma totalmente eletrônica, dentro dos prazos previstos em edital. O primeiro passo é acessar o sistema Sigrad, utilizar o login Gov.br, conferir o processo seletivo e o curso aprovado e solicitar a matrícula. Em seguida, o candidato deve completar o cadastro, anexar a documentação obrigatória conforme a modalidade de concorrência e enviar a solicitação.
Após o envio, a matrícula passa por análise da secretaria acadêmica, podendo resultar no status de matriculado ou indeferido.
Documentação
Os candidatos convocados devem anexar toda a documentação exigida no edital, de acordo com a modalidade de concorrência escolhida, exclusivamente pela internet.
Onde encontrar mais informações e tirar dúvidas
Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o processo de matrícula podem entrar em contato diretamente com as secretarias acadêmicas, de acordo com o câmpus e o curso escolhido. O atendimento é realizado por e-mail e também por WhatsApp institucional.
- No Câmpus de Arraias, o contato deve ser feito com a Secretaria Acadêmica pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp institucional:
- Já no Câmpus de Gurupi, as dúvidas podem ser esclarecidas junto à Secretaria Acadêmica pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp.
- Para os cursos do Câmpus de Miracema, o atendimento ocorre pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp institucional
- No Câmpus de Palmas, os candidatos devem procurar a Secretaria Acadêmica Geral pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp.
- Em Porto Nacional, o contato com a Secretaria Acadêmica pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp institucional.
Além das secretarias acadêmicas, os candidatos também podem buscar orientações junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Suporte ao Ingresso (Prograd/Dirca), pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 3229-4225.
Esses canais oficiais concentram informações sobre matrícula, documentação, prazos e demais procedimentos relacionados ao ingresso na graduação da UFT.






