As ações de mobilizações, que fazem parte do movimento #TocantinsNoSaeb2025 se intensificam na última semana que antecede o início das aplicações das provas de avaliação do Sistema de Avaliação da Educação SAEB/2025, que serão aplicadas de 27 de outubro a 7 de novembro. A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí, promove e acompanha os reforços em sala de aula, aulões, vídeos e cards nas redes sociais.
Voltado para a formação, integração e motivação em virtude da o Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, de Guaraí, realizou o aulão #TonoSAEBCeral, com as turmas do nono ano, na sexta-feira, 17. Os reforços, com dinâmica da equipe multiprofissional e Aula interativa (app Numa Ceral), das áreas de Matemática e Linguagens criando um clima de engajamento e entusiasmo em torno da avaliação.
Para a estudante Bianca Silva Benicio, 15 anos, o SAEB é importante para os estudantes, pois identifica os pontos fortes e fracos na aprendizagem, “nos familiarizando com as provas, fazendo com que possamos identificar como estamos na aprendizagem. Na nossa escola as professoras têm nos ajudado, nos preparando com aplicações de provas sobre as questões que podem cair no Saeb, então não vamos chegar no dia sem saber nada. Que possamos dar o melhor, prestar atenção sem nervosismo com foco na leitura das questões”, completou.
A professora Josélia de Jesus Silva explicou que a ideia começou “a partir da gente perceber que existia um distanciamento entre o conhecimento do aluno e os descritores críticos e o aulão vem para sanar essa dificuldade. Além disso, o aulão é o fechamento das ações que a gente vem fazendo durante os meses de agosto, setembro e outubro. Na próxima semana, as ações serão intensificadas nos pontos que os alunos apresentam mais dificuldade”.
De acordo com a Superintendente Priscilla Arataque Lomazzi, é de responsabilidade das superintendências regionais o acompanhamento sistêmico das ações do Pro Saeb. “E para motivar a participação de 100% dos estudantes das escolas elegíveis, fortalecendo o engajamento das comunidades escolares, tanto eu, quanto meu assessor Pedagógico, Adão Carlos, visitamos as dezessete escolas elegíveis da nossa Regional, e tem sido enriquecedor esse monitoramento e esse fortalecimento das nossas ações. Estamos confiantes que teremos excelentes resultados”.
Organização
A equipe do Ceral formada pela Equipe Multiprofissional, Coordenação Pedagógica de Área, professoras Euriana Alencar Jorge Monteiro, Josélia de Jesus Silva e Mirelly Ferreira Barbosa, Coordenadora Pedagógica e o Gestor Escolar, Jauber Araújo Leal, foram os responsáveis pela organização e execução do Aulão, com o apoio da equipe da SRE da assessoria de Currículo e a Técnica de Mídias e Tecnologias Educacionais.
SAEB 2025
Entre os dias 27 de outubro a 7 de novembro, estudantes da rede pública estadual e municipal do Tocantins participarão do Saeb, uma das mais importantes ferramentas para o diagnóstico e o aprimoramento da educação brasileira.
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb mede o nível de aprendizagem dos alunos e oferece subsídios para que as escolas e os governos planejem políticas públicas baseadas em evidências.
Por meio de provas e questionários, o Saeb avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, além de reunir informações sobre o contexto escolar, social e econômico das redes de ensino. Os resultados do Saeb, somados aos dados do Censo Escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil.