Com abertura de inscrições agendada para esta sexta-feira (1º), o Vestibular Unicamp 2026 já encerrou o período de solicitação da isenção de taxa, que nesta edição custará R$ 221.
No entanto, também será possível solicitar a redução de 50% na taxa de inscrição entre as 9h do dia 5 de agosto e as 17h do dia 7 de agosto. O pedido deve ser feito por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Comvest.
Quem pode fazer a solicitação?
Conforme o edital do processo seletivo que dá acesso aos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas, podem pedir a redução parcial da taxa de inscrição:
- Estudantes regularmente matriculados em uma das séries do Ensino Fundamental ou Médio; curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação
- Candidatos que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos
- Candidatos desempregados: pessoas que tendo estado empregadas em algum momento nos últimos 12 meses, estiverem sem trabalho no período da inscrição
Documentos comprobatórios exigidos
Estudantes:
- Certidão ou declaração, expedida por instituição de ensino, pública ou privada;
- Carteira de identidade estudantil ou documento similar, válido, expedido por instituição pública ou privada, ou por entidade de representação discente.
Para comprovação de renda:
- Contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador;
- Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente a aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio reclusão e previdência privada. Na falta deste, será aceito extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;
- Recibos de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;
- Comprovante de recebimento de pensão alimentícia. Na falta deste, será aceito extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor;
- Comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais (por exemplo, Bolsa Escola, Bolsa Família e Cheque Cidadão) ou registro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Para desempregados:
- Recibos de seguro-desemprego e do FGTS;
- Documentos de rescisão do último contrato de trabalho, mesmo que temporário. No caso de contrato em carteira de trabalho, anexar ainda as cópias das páginas de identificação.
A lista dos candidatos beneficiados pela redução parcial de taxa de 50% será disponibilizada na página da Comvest no dia 19 de agosto. O benefício não implica na confirmação da inscrição, que deverá ser realizada normalmente. Ao final do preenchimento do formulário de inscrição já será impresso com o valor da redução.
O Vestibular 2026 da Unicamp acontecerá em duas etapas, sendo a primeira no dia 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O conteúdo programático está disponível no site da Comvest.