A Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DITT), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Tocantins, elaborou e disponibilizou um dashboard público com dados abertos de Propriedade Intelectual, com o objetivo de ampliar a transparência, a governança e o acesso às informações estratégicas relacionadas aos indicadores de PI da Universidade.
O painel reúne, de forma estruturada e visual, informações consolidadas sobre os ativos de propriedade intelectual da UFT, permitindo o acompanhamento dos indicadores institucionais por gestores, pesquisadores, órgãos de controle, parceiros externos e pela sociedade em geral. Claudia Cristina Auler do Amaral Santos, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFT, explica que a iniciativa está alinhada às boas práticas de gestão pública, ciência aberta e inovação orientada a dados.
Ele esclarece ainda, que a base de dados seguirá sendo atualizada continuamente e que, em breve, o dashboard passará a incorporar também informações sobre transferência de tecnologia, como licenças, contratos e outros instrumentos de exploração econômica, além da inclusão de novos filtros analíticos, ampliando a capacidade de leitura estratégica dos dados.
O painel está disponível no site da Agência de Inovação da UFT (InonaTO).
Segundo a diretora, a iniciativa representa um avanço estruturante na gestão da inovação institucional: “A disponibilização pública dos dados de propriedade intelectual da UFT é uma ação estratégica de governança e transparência. Esse painel permite transformar dados em inteligência institucional, qualificando a tomada de decisão, o planejamento e a avaliação das políticas de inovação. Além disso, amplia a visibilidade do portfólio tecnológico da Universidade e cria bases mais sólidas para o diálogo com o setor produtivo, órgãos de fomento e a sociedade, especialmente no que se refere à transferência de tecnologia e à geração de impacto socioeconômico.”







