A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) lançou nesta sexta-feira (11) o edital de isenção de taxa para o Vestibular 2026. As provas estão marcadas para os dias 29 e 30 de novembro de 2025.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 180. A solicitação de concessão do benefício de isenção deve ser realizada exclusivamente no site do Vestibular 2026 entre os dias 15 de julho e 5 de agosto.
Segundo o edital, para ter direito à isenção é preciso:
- Ter cursado ou estar cursando e concluir no ano letivo de 2025, a totalidade do Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral, em escola da rede privada;
- Comprovar renda familiar per capita (por pessoa) igual ou inferior a um salário-mínimo e meio nacional vigente, equivalente a R$ 2.277 (dois mil, duzentos e setenta e sete reais).
O solicitante pertencente à família de baixa renda e regularmente inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) que fornecer o comprovante de inscrição atualizado fica dispensado do envio da documentação exigida para comprovar a renda familiar.
Após o preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção, o solicitante deverá acessar o Portal do Candidato, preencher as informações requeridas e anexar a documentação comprobatória. A lista de documentos está disponível no edital.
O resultado preliminar será divulgado no dia 12 de agosto a partir das 14 horas. Quem tiver a solicitação negada poderá entrar com recurso entre os dias 13 e 15 de agosto. O resultado final será informado no dia 22 de agosto.
É importante destacar que o solicitante que obtiver o benefício da isenção não estará automaticamente inscrito no Vestibular 2026 da UFRGS. Segundo a instituição, o edital de abertura de inscrições deve ser divulgado no dia 20 de agosto.