A Polícia Civil de Pernambuco informou que treze torcedores foram detidos após as cenas de violência registradas entre torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz no último sábado (1).
No domingo (2), a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou que o judiciário acatou o pedido do Ministério Público de Pernambuco e converteu a detenção dos envolvidos em prisão preventiva.
O clássico entre Santa Cruz e Sport, realizado no último sábado (1º) pelo Campeonato Pernambucano, foi marcado por violência e vandalismo nas ruas do Recife. Antes da partida, confrontos entre torcedores ocorreram em diversos bairros, como Iputinga, Torre e Madalena e Região Metropolitana.
Após membros de torcidas organizadas dos dois clubes se enfrentarem nas ruas da capital, o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, confirmou que 12 pessoas, vítimas de agressões físicas, deram entrada na unidade de emergência. Neste domingo, o hospital informou que quatro pacientes seguem internados na instituição, com quadro de saúde estável.
Segundo a polícia, horas antes do início da partida, cerca de 650 pessoas foram conduzidas até o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), na área central do Recife, e passaram por revista, sendo acompanhadas até o local da partida, no Arruda, na zona norte.Play Video
Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que, neste jogo, a Polícia Militar empregou 680 policiais militares. A partida do clássico das multidões do sábado registrou recorde de público no Pernambucano de 2025, com 27.506 torcedores presentes.
Em resposta aos episódios de violência, na noite de sábado, após reunião entre representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e forças operacionais de segurança, foi determinada a proibição da presença de torcidas no estádio nos próximos cinco jogos do Santa Cruz e do Sport.
Relembre o caso
Antes mesmo do apito inicial, no Estádio do Arruda, na zona norte do Recife, torcedores protagonizaram confrontos violentos em diversos bairros da capital pernambucana. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram torcedores armados com pedras e pedaços de pau.
Em uma das imagens mais impactantes, um homem nu é espancado e abusado sexualmente enquanto está caído no chão, em via pública. A cena gerou indignação e repúdio nas redes sociais.