O Tocantins tem 37.652 inscritos na edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (23).
Uma das novidades para este ano foi a inscrição automática de 17.314 alunos da rede pública que estão concluindo o ensino médio. Desse número, 12.332 confirmaram a participação, o que representa 71,23%. Do total de inscritos no estado, 24.386 conseguiram isenção da taxa de inscrição, enquanto 13.266 estudantes pagaram o valor de R$ 85.
As provas do Enem 2025 estão previstas para serem aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos vão resolver questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Estudante viralizou após bolsa
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/r/hC030yT567rRtR45p8iA/modelo-para-foto-vertical-5-.jpg)
Sara surpreendeu a mãe no trabalho para contar sobre a bolsa de estudos — Foto: Reprodução/Redes Sociais Sara de Almeida
O exame é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Com a nota da prova, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas e privadas, além de concorrer a bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil. As notas também podem ser utilizadas em instituições de Portugal conveniadas com o Inep.
A estudante Sara de Almeida Feitosa, de 18 anos, é um exemplo de como o Enem pode mudar vidas atrvés da educação. Ela viralizou nas redes sociais após surpreender a mãe entrando no supermercado onde trabalha para contar que conseguiu bolsa 100% gratuita em uma universidade particular, por meio do ProUni para cursar fisioterapia em Palmas.
Natural de Divinópolis e de família humilde, a jovem foi criada pela mãe e pelos avós no interior do Tocantins. Chegou a fazer o Enem em 2023 como treineira para testar conhecimentos, pois ainda estava cursando o segundo ano do ensino médio. Em 2024 foi a primeira vez que encarou a prova para valer.
A revelação aconteceu no mercado onde a mãe trabalha, em março deste ano, e emocionou os clientes que estavam presentes. Nas imagens, Sara usa a pintura tradicional de quando o estudante passa para o ensino superior: braços e rosto marcados com o nome do curso escolhido, que no caso dela foi fisioterapia. A jovem entra correndo no local e surpreende a mãe, Shirley de Almeida, que está no caixa e a abraça, com lágrimas de felicidade