De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, 24, no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o Tocantins registrou uma diminuição de 30,6% nos casos de roubo de veículo, enquanto a média de redução no Brasil foi de 10,4%. O investimento em efetivo, logística e aperfeiçoamento profissional, além das operações preventivas que a Polícia Militar do Tocantins tem realizado em todo o estado, como a Operação Força Total, Cidade Blindada e Protetor, ações estratégicas do governo do Estado, resultaram em uma redução expressiva nos crimes violentos contra o patrimônio em 2024.
O número absoluto de ocorrências de roubo de veículo no estado caiu de 301 em 2023 para 209 em 2024. Outro indicador que apresentou melhora foi o de roubo a estabelecimentos comerciais, com uma queda de 14,4% no mesmo período. Segundo o parecer técnico do Anuário, esses resultados indicam a eficácia do policiamento ostensivo e investigativo contra a criminalidade violenta.
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, atribui os resultados à presença constante da corporação nas ruas. “A redução expressiva no roubo de veículos e comércios é um reflexo direto de nossas operações preventivas, da saturação de áreas sensíveis e da pronta resposta das nossas equipes. Focamos em combater os crimes que mais amedrontam a nossa população, e superar a média nacional na redução de roubos de veículos mostra que nosso planejamento está correto. É um crédito ao trabalho incansável de cada policial que atua na ponta da linha, garantindo a segurança do povo tocantinense”, afirmou o Comandante-Geral.