quarta-feira, 19 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Tocantins realiza Encontro Estadual pela Saúde Materno Infantil

De 11 a 13 de novembro serão debatidas ações para a garantia da integralidade no cuidado

Ascom por Ascom
12/11/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
O evento visa debater iniciativas e capacitar os profissionais para a oferta de suporte às famílias e bebês, com assistência humanizada e qualificada

O evento visa debater iniciativas e capacitar os profissionais para a oferta de suporte às famílias e bebês, com assistência humanizada e qualificada

CompartilharCompartilhar

Debater iniciativas e capacitar os profissionais para a oferta de suporte às famílias e bebês, com assistência humanizada e qualificada. Este é o principal objetivo do Encontro Estadual pela Saúde Materno Infantil: Integralidade do Cuidado, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), de 11 a 13 de novembro, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Na ocasião, também será realizado o Fórum Perinatal, Seminário Estadual de Prematuridade e a Mostra de Amamentação.

O público-alvo do evento são gestores de serviços de saúde e pessoas dedicadas à saúde infantil e materna, como, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, pesquisadores, educadores e estudantes. “Aqui abrimos um importante espaço para o debate de fortalecimento da rede de cuidado de mães e bebês, da concepção ao pós-parto, de forma a garantir um serviço de saúde integral e assim, garantir uma gestação saudável”, afirmou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES-TO, Jucimária Dantas.

ARTIGOSRELACIONADOS

Visoot Uthairam/Getty Images

Remédio contra tuberculose apresenta melhores resultados da história

19/11/2025
Getty Images

Caminhar ajuda após os 60, mas este exercício protege ainda mais

19/11/2025

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto destacou as ações estratégicas do Governo do Tocantins, para a promoção da saúde de mulheres e bebês. “Nos últimos anos a gestão estadual tem realizado importantes avanços na assistência materna infantil, como a entrega de equipamentos para os hospitais estaduais que realizam partos; pacotes de benefícios para valorização de servidores; adequações de infraestruturas; licitação de obras; fortalecimento da Rede Cegonha e capacitações de profissionais que são vitais no acolhimento e cuidado da população”.

Segundo a secretária de Saúde de Tabocão, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Maria Odete da Silva, “temos buscado articular e orientar todos os municípios para o fortalecimento da Atenção Primária e tenho certeza que neste evento teremos grandes contribuições por parte dos palestrantes que nos trarão conhecimentos”.

A Atenção Primária como protagonista no cuidado puerperal: o papel dos profissionais de saúde foi o tema da palestra da enfermeira obstétrica, professora e pesquisadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dra. Christine Ranier Gusman. “A Atenção Primária é o primeiro lugar onde a população tem acesso, então é fundamental quando a gente fala de promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos. Com isso é possível evitar a prematuridade, com um pré-natal de qualidade e um parto bem assistido”, pontuou a especialista.

Os aspectos culturais no atendimento à gestante indígena também foram debatidos no primeiro dia de evento. “Precisamos dar um enfoque intercultural para uma assistência humanizada e eficaz, como é o caso do acolhimento à mulher indígena que precisa ser observada nos quesitos fisiológicos e culturais, respeitando as crenças e os costumes que são inerentes de cada etnia”, afirmou a médica, especialista em Saúde da Família e Comunidade, Dra. Danuta Ramos Duarte.

Ações de fortalecimento

Entre as ações de valorização realizadas pelo Governo do Tocantins está o pagamento de insalubridade e adicional noturno inclusive para contratados; ⁠contratação de especialistas (ginecologia e obstetrícia e pediatria); ampliação de contratos de profissionais com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) e a instituição da Indenização por Procedimentos Obstétricos (IPO).

Para o fortalecimento da rede, foi entregue pela SES-TO, mais de 180 equipamentos como ⁠ reanimadores pulmonares, incubadoras, berços aquecidos, equipamentos de fototerapia, Babys Puffs e monitores multiparamétricos.

Para um bem-estar no acolhimento, foram entregues a revitalização da fachada, pronto-socorro e  SAVIS do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos e da fachada, pronto-socorro, SAVIS e pré-parto do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional e o funcionamento da Casa da gestante do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) nos mesmos moldes da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, mais conhecida como Casa de Dona Regina, que funcionam com acolhimento às mulheres que não residem na cidade de funcionamento dos hospitais.

⁠O Tocantins também reativou o Comitê Estadual de Prevenção dos óbitos materno, fetal e infantil (CEPOMFI), o qual tem caráter educativo, consultivo, técnico, multiprofissional e interinstitucional e é constituído pela SES-TO; Sociedades Científicas/Profissionais; ONGs; Órgãos de Controle; Instituições de Ensino Superior com cursos de medicina e enfermagem; Conselho Estadual de Saúde; Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI/TO) e representante das parteiras tradicionais.

Além disso, a SES-TO tem realizado ações de fortalecimento da Rede Cegonha como:  reuniões da Comissão Intergestores Regionais (CIR) nas 08 regiões de saúde; apresentação da forma de administração e ampliação da divulgação do calendário do medicamento Palivizumabe; cursos para qualificação dos profissionais municipais; apresentação da nova lei da laqueadura e vasectomia aos profissionais; apresentação das Linhas de Cuidado Materno Infantil;  realização de cursos de incentivo ao aleitamento materno nos municípios; realização do Fórum Perinatal Estadual; realização do Seminário Estadual da Prematuridade; distribuição de cadernetas de saúde da criança; curso de reanimação neonatal; visitas guiadas às maternidades; Monitoramento do projeto fortalece pré-natal; fortalecimento das comissões de verificação de óbitos maternos e infantis e o monitoramento da oferta de consultas e exames para gestantes.

Programação

Para a terça-feira, 12, estão previstas a palestras Síndrome Hipertensiva Gestacional: Um Desafio para a Saúde Materna e Fetal;  Cenário da Sífilis em Gestante (Nacional/Estadual) e estratégias para enfrentamento; Prematuridade: Rastreio, Prevenção e Tratamento; Integralidade do cuidado; O óbvio precisa ser dito: acolhimento materno infantil; além de apresentações de painéis e rodas de conversas.

Na quarta-feira, 13, haverá trocas de experiências; depoimentos de mães de prematuros; apresentação sobre Assistência Humanizada ao RN prematuro – Método Canguru; as palestras A Importância da Comunicação na Assistência à Amamentação e Vencendo as Principais Dificuldades da Amamentação.

Anterior

Palmas sedia pela primeira vez reunião da Câmara Técnica da Abrasf

Próximo

‘Funcionária fantasma’, engenheira é condenada a devolver R$ 188 mil à Prefeitura de Palmas

Próximo
Prédio sede da prefeitura de Palmas — Foto: Lia Mara/Prefeitura de Palmas

‘Funcionária fantasma’, engenheira é condenada a devolver R$ 188 mil à Prefeitura de Palmas

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Amélio Cayres diz que nova ponte em Xambioá amplia integração regional e acelera o progresso do Tocantins

19/11/2025
Palmas

AA promove reunião aberta ao público sobre alcoolismo e recuperação em Palmas no próximo sábado

19/11/2025
Miracema

UBS Pedro Santana ultrapassa 30% de obra e reforça compromisso com a saúde pública

19/11/2025
Tocantins

Membros do Femep alinham programação para etapa nacional do Fórum Permanente em Palmas

19/11/2025
Tocantins

Secretaria da Educação orienta estudantes sobre a transição do ensino fundamental para o ensino médio

19/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Mulheres não choram, mulheres faturam: o protagonismo empresarial feminino e seu impacto

19/11/2025
Palmas

Conheça as nove regiões do PPA 2026-2029 e escolha as iniciativas que serão prioridades para o próximo ano

19/11/2025
Palmas

Procon Palmas encontra até 82% de diferença nos preços de eletrônicos e eletrodomésticos da Black Friday

19/11/2025
Palmas

Restaurantes comunitários de Palmas não abrem no feriado da consciência negra

19/11/2025
Segurança

PMTO adere à campanha Papai Noel dos Correios 2025 e inicia mobilização para adoção de cartas

19/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Mulheres não choram, mulheres faturam: o protagonismo empresarial feminino e seu impacto
  • Conheça as nove regiões do PPA 2026-2029 e escolha as iniciativas que serão prioridades para o próximo ano
  • Procon Palmas encontra até 82% de diferença nos preços de eletrônicos e eletrodomésticos da Black Friday

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Mulheres não choram, mulheres faturam: o protagonismo empresarial feminino e seu impacto

19/11/2025

Conheça as nove regiões do PPA 2026-2029 e escolha as iniciativas que serão prioridades para o próximo ano

19/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.