O Estado do Tocantins iniciou nesse domingo, 21, sua participação no terceiro bloco dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, com vitória no handebol masculino. A equipe venceu a Paraíba por 18 a 17 na estreia e retorna à quadra nesta segunda-feira, 22, para enfrentar o Bahia.
A delegação tocantinense é formada por 80 estudantes-atletas, classificados nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de técnicos e dirigentes que acompanham os jovens durante toda a estadia na capital federal. Nesta fase, o Tocantins é representado em seis modalidades: badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.
O estudante-atleta Isaías Gomes, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, comemorou o resultado e reforçou a confiança para os próximos jogos. “Hoje estamos aqui nos Jogos da Juventude, ganhamos o primeiro jogo e a expectativa é só ganhar e ganhar”, disse. Já Pedro Henrique ressaltou o orgulho da vitória: “Estou muito feliz, essa vitória é do Tocantins”.
A técnica da equipe de handebol, Hidenildes Alves, elogiou o desempenho do grupo. “Temos hoje os melhores atletas do Estado do Tocantins, que estão sendo muito bem representados por esses meninos. Estamos completamente motivados e nosso objetivo é subir de categoria, elevando o nome do handebol tocantinense aqui nos Jogos da Juventude”.
Blocos anteriores
Antes da chegada do terceiro bloco, 43 estudantes-atletas já haviam participado do primeiro bloco, competindo no atletismo, natação, ciclismo e tênis de mesa. No segundo bloco, outros 60 jovens representaram o Tocantins nas modalidades de águas abertas, triatlo, wrestling, basquete, vôlei de praia e futsal.
O chefe da delegação tocantinense, George Lino, destacou que, após dois blocos marcados por alto nível técnico, superações e grandes histórias, a chegada do terceiro bloco representa uma fase decisiva. “Nossa delegação carrega não apenas o orgulho de representar o Tocantins, mas também o sonho de deixar sua marca nos Jogos. Mais do que medalhas, esta é uma oportunidade de crescimento, convivência e troca de experiências”, explicou.
Jogos da Juventude
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude são considerados a maior competição escolar do país, reunindo estudantes-atletas de 15 a 17 anos. Criado em 2000, o evento busca revelar talentos, estimular a prática esportiva e promover a integração entre os estados. A edição de 2025 acontece em Brasília entre os dias 10 e 25 de setembro, dividida em três blocos de disputas, reunindo milhares de jovens em 19 modalidades.