Depois de quatro dias de debates, votações e articulações em Brasília, o Governo do Tocantins encerrou, nesta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, sua atuação na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social com participaçao na aprovação das 15 propostas encaminhadas para a plenária final. O encontro reuniu mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil e marcou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), consolidando o protagonismo do estado nas discussões nacionais sobre proteção social e fortalecimento das políticas públicas para os 139 municípios tocantinenses.
A delegação tocantinense contou com 34 delegados credenciados, entre estaduais e municipais, e 11 observadores técnicos, que participaram ativamente das discussões e deliberações. As 15 propostas aprovadas na etapa nacional contou com proposições da etapa estadual do TO, reforçando o compromisso do Tocantins com a defesa de um SUAS forte, democrático e acessível.
As discussões na conferência demonstraram a força técnica e política do Tocantins no cenário nacional. Aproximadamente 75% das propostas prioritárias debatidas na plenária final dialogam diretamente com as demandas apresentadas pelo estado, evidenciando a sintonia entre as necessidades dos municípios tocantinenses e as diretrizes nacionais.
Segundo a presidente do Ceas/TO, Maria Nágila Praigida, a participação do Tocantins na conferência também representou um momento de amadurecimento institucional e fortalecimento das capacidades locais.”Podemos discutir temas essenciais: cofinanciamento, melhoria das ofertas de serviços, valorização dos trabalhadores, programas e projetos, além de um controle social mais participativo. Foi um momento de grande contribuição e aprendizado para que possamos voltar ao estado e fortalecer ainda mais a política de assistência social”, frisou.
A diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dos Programas Especiais da Setas, Rosane Voltorini, avaliou a participação do Tocantins como estratégica para o avanço da política pública no estado. “Encerramos este ciclo com a certeza de que contribuímos para fortalecer o SUAS e ampliar a proteção social. As propostas apresentadas refletem a realidade dos municípios tocantinenses e reafirmam nosso compromisso com uma gestão sensível, eficiente e comprometida com quem mais precisa”, destacou.
Vozes da delegação tocantinense
O sentimento de participação democrática e impacto direto a quem mais precisa também marcou a presença dos delegados municipais. Representando Santa Maria do Tocantins, o delegado governamental, Darly Rodrigues, destacou a importância de ocupar o espaço nacional. “A conferência é um espaço democrático onde podemos opinar e criar propostas que realmente cheguem na ponta, nos pequenos municípios e também nos grandes centros. Saímos daqui esperançosos, acreditando que nossa política pode ser ainda maior e mais forte”, frisou
A assistente social e técnica da Proteção Social Básica da Setas, Régina Mercês, também acompanhou a conferência como membro técnico da delegação tocantinense. Para ela, a participação no evento nacional reforça o papel da Setas na qualificação contínua da política pública. “Realizamos as conferências municipais, a estadual e agora a nacional, que é o auge da nossa política. Aqui, as propostas avançam e consolidam o SUAS. Voltamos para o Tocantins com muitas novidades para fortalecer a política de assistência social, implementar novas ações, programas, projetos e benefícios que atendam às demandas tocantinenses”, afirmou.
A programação final da conferência reuniu plenárias deliberativas, apresentações dos grupos de trabalho, debates temáticos e a votação das propostas que irão compor o relatório final da 14ª Conferência Nacional do SUAS.







