Entre os dias 08 e 10 de junho, o Estado do Tocantins participou da feira “Agente Tá On – Na Estrada”, promovida pela Azul Viagens, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu agentes de viagens de diversos estados brasileiros e operadoras parceiras, oferecendo capacitações e painéis estratégicos com os principais destinos do país.
O Tocantins marcou presença com um painel de formação que foi um dos mais procurados da programação, consolidando o Estado como uma das grandes apostas do turismo nacional. A capacidade de público da capacitação superou o número de inscritos disponíveis, revelando o crescente interesse do mercado pelos atrativos tocantinenses.
A capacitação foi conduzida pelo secretário do Turismo, Hercy Filho, que apresentou os principais atrativos turísticos do Estado, destacando a autenticidade das experiências oferecidas, o contato com a natureza e o crescimento da infraestrutura receptiva. Com destinos como o Jalapão, as Serras Gerais, o Cantão e o Lago de Palmas, o Tocantins tem se posicionado como uma alternativa diferenciada e promissora aos roteiros mais tradicionais do país.
“O Tocantins tem avançado em estrutura e qualificação, mas o que nos diferencia é a autenticidade. Somos um Estado com identidade própria, belezas únicas e um turismo que respeita as comunidades locais”, destacou o secretário Hercy Filho durante o painel.
O evento faz parte da estratégia da Secretaria do Turismo do Tocantins de ampliar a visibilidade do Estado em encontros com operadores e agentes de viagem, fortalecendo parcerias, promovendo capacitações e inserindo o destino nos principais canais de venda do mercado turístico nacional.
Os profissionais presentes ressaltaram o Tocantins como uma excelente oportunidade para o público que busca ecoturismo, experiências sustentáveis e roteiros menos explorados, alinhados às novas tendências do turismo pós-pandemia. “O Tocantins me surpreendeu. É um destino ainda pouco explorado, mas com um potencial imenso. As belezas naturais são únicas, o ecoturismo é forte e o que mais me chamou atenção foi a autenticidade dos atrativos. Confesso que não conhecia tanto, mas a apresentação despertou em mim o desejo real de visitar e viver essa experiência. Já estou organizando tudo para ir conhecer de perto e indicar para meus clientes também. Vai ser sucesso de venda na minha agência”, afirmou Bruno Lopes, agente de viagens do estado de Goiás.
Já a agente de Ribeirão Preto, Juliana Lang, destacou que participar da capacitação sobre o Tocantins foi uma experiência muito enriquecedora. “Percebi o quanto o Estado tem a oferecer e como é possível trabalhar esse destino com confiança. Agora me sinto mais preparada para apresentar o Tocantins aos meus passageiros, com segurança, propriedade e entusiasmo. Com certeza, vou apostar nele nos meus pacotes”, completou a agente de viagens de Ribeirão Preto (SP).
Tendo o Jalapão como um destino já procurado em sua unidade de atendimento, a agente de viagens Maria Tereza Alves, de Uberaba – MG, frisou que o treinamento foi extremamente produtivo e alinhado com o perfil dos seus clientes. “Tenho um público que busca experiências mais rústicas, acolhedoras e em contato com a natureza — e o Tocantins entrega tudo isso. A diversidade de passeios, a força do ecoturismo e o cenário arborizado encantam. A gente tem visto uma saturação dos destinos mais tradicionais, como praia e Nordeste, e o Tocantins surge como uma excelente alternativa, com diferencial, exclusividade e autenticidade”, argumentou ao dizer que a participação do Estado foi essencial para ampliar os horizontes e oferecer novas opções com segurança e qualidade de viagem na prateleira das agências de viagem.
Agente Tá On – Na Estrada 2025
Promovido pela Azul Viagens reúne profissionais, empresas e representantes de destinos turísticos de todo o país, o evento é uma plataforma estratégica para a apresentação de inovações, produtos e serviços voltados ao segmento de viagens.
Além de promover um ambiente favorável à capacitação e atualização do mercado, o encontro também fomenta o networking qualificado entre agentes de viagens, operadoras e especialistas do trade, contribuindo para o fortalecimento de parcerias e a ampliação de oportunidades comerciais.