Guilherme Gandara/Governo do Tocantins
O Tocantins fechou o mês de maio de 2025 com um saldo positivo de 967 novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado consolida o bom momento da economia tocantinense, que já soma 8.679 vagas formais criadas no acumulado de janeiro a maio, com destaque para os setores de serviços, construção, indústria e comércio.
A capital, Palmas, liderou a geração de empregos em maio, com 673 vagas criadas, seguida por Luzinópolis, Palmeirante, Gurupi e Araguaína. O desempenho positivo reflete o ambiente de negócios favorável e os investimentos realizados pelo Governo do Tocantins para impulsionar o setor produtivo. “O Tocantins está vivendo um novo ciclo de crescimento. Esses números mostram que nossas políticas públicas estão no caminho certo, estamos atraindo investimentos, estimulando os empreendimentos locais e garantindo mais oportunidades para a nossa população”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
A maioria das vagas criadas em maio foi preenchida por jovens entre 18 e 24 anos e por pessoas com ensino médio completo, o que reforça a efetividade das ações de qualificação profissional e inclusão produtiva promovidas pelo Governo do Tocantins. Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, os resultados refletem diretamente o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão. ”Estamos fortalecendo as cadeias produtivas, desburocratizando processos e promovendo um ambiente atrativo para investidores, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, o PICS. Os dados do Caged confirmam que o Tocantins é um terreno fértil para o desenvolvimento e a geração de empregos”, afirmou.
Com 267.328 vínculos formais ativos, o Tocantins mantém uma trajetória sólida de crescimento e reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e com a melhoria da qualidade de vida da população.