Alysson-Neya Chaves / Governo do Tocantins
No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado todo 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) enfatiza que saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população para os cuidados preventivos e tratamentos e onde procurar atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do país alcançada até agosto de 2025.
De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Tocantins alcançou a 3° maior cobertura do país até agosto de 2025 com um percentual de 82,63% e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou que 405.366 atendimentos odontológicos foram realizados no período de janeiro a agosto de 2025.
O resultado é reflexo do trabalho dos 5.172 profissionais atuando na rede estadual nas mais diversas especialidades. A população tocantinense é assistida por 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).
“Alcançar a terceira maior cobertura do país é um resultado que reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do Sistema Único de Saúde no Tocantins. Por isso, agradecemos o trabalho de todos e todas as profissionais que se dedicam no cuidado da população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Ações
Para a continuidade da promoção da saúde, o Governo do Estado implementou políticas públicas que vem resultando em qualidade de vida para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas está o Programa Saúde na Escola (PSE); Projeto Sorriso nas Aldeias; PLANIFICASUS; Brasil Sorridente; apoio institucional para os municípios e capacitações que visam a educação permanente de profissionais.
O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, diz que “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal em todos os territórios. Damos suporte técnico aos 139 municípios, orientando sobre cobertura, custeio, novas políticas e credenciamentos. Também apoiamos a implantação de serviços especializados e o funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas. E com o programa Sorrisos nas Aldeias, em parceria com o DSEI Tocantins, levamos atendimento direto às comunidades indígenas, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.
O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no HGP, explica que, “nosso atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na qualidade de vida do paciente. O tratamento é contínuo e requer acompanhamento periódico, porque nessas condições de dor crônica, não falamos em cura, e sim em controle. Nosso objetivo é permitir que o paciente retome suas atividades diárias, laborais e sociais com o mínimo de incômodo possível e temos uma taxa de sucesso grande com o tratamento”.
Maria de Fátima de Souza, 63 anos, que mora na região do município de Peixe recebe um atendimento especializado há mais de três anos no HGP e compartilha sua experiência. “O tratamento que recebo pelo SUS no HGP só tenho a agradecer primeiramente a Deus e também pelo acolhimento que eu tive dentro do HGP, o carinho e a paciência dos profissionais”, diz a paciente oncológica acrescentando que no início do tratamento sentia muita dor, agonia, sofrimento, mas com o tratamento tudo foi melhorando e afirma que hoje já não sente mais nada.
A assistência odontológica começa pela atenção primária, oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É o caso da moradora da região sul de Palmas, Valquíria Santos Carvalho, que todos os anos procura a UBS do bairro para manter a saúde bucal em dia. “Busco atendimento odontológico para mim e para meus filhos, realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos muito bem atendidos, os profissionais são atenciosos e nos orientam sobre os melhores cuidados, como o tipo de escova ideal”.
Data
O dia do cirurgião-dentista no Brasil foi escolhido por causa do decreto-lei 9.311, de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.







