Em Tocantínia, pela primeira vez, o Conselho Municipal de Assistência Social por meio da Secretaria de Assistência Social realizou conferência em uma aldeia indígena.
A XI Conferência Municipal de Assistência Social realizada na quarta-feira, 18, aconteceu na Aldeia Funil, Terra Indígena Funil, sob o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, sendo um marco histórico para os indígenas.
O foco foi reunir trabalhadores da assistência social, representantes da sociedade civil, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e membros da comunidade indígena para avaliar os avanços das políticas públicas e propor novas ações que fortaleçam o atendimento às famílias no município.
A palestrante, professora da Universidade Federal do Tocantins, Gislene Ferreira Araújo, abordou o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como foco central das discussões reforçando o seu papel como estrutura fundamental para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Lusimar de Sousa, conduziu os trabalhos destacando a relevância do espaço participativo da comunidade indígena na construção das políticas públicas para atender as famílias que necessitam de atenção do poder público.
“A conferência é uma oportunidade de escuta, aprendizado, construção coletiva e fortalecimento da nossa política pública. A participação da sociedade civil é fundamental para que possamos construir caminhos mais justos e eficientes”, afirmou.
O vereador e cacique da Aldeia Funil Elso Krẽsu Xerente, enalteceu o prefeito João Alberto Coelho Machado pelo compromisso com a gestão fazendo o mesmo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social Sâmua Rosa e toda equipe do CRAS pelas ações desenvolvidas através dos programas como CadÚnico, Criança Feliz, dentre outros, que vem atendendo e beneficiando as comunidades indígenas.
A secretária de Assistência Social, Sâmua Rosa destacou a importância da conferência como um espaço legítimo de participação cidadã e construção coletiva das propostas de políticas públicas.
Para Sâmua, o papel da assistência social é uma ferramenta de equidade.
“É com diálogo e escutas que fortalecemos as políticas públicas, garantindo os direitos dos cidadãos que necessitam de benefícios, pois é através dos programas sociais que podemos garantir a igualdade e a integralidade das pessoas”, afirmou.
O prefeito João Alberto participou da abertura reafirmando o compromisso do executivo com a escuta ativa e o fortalecimento das políticas sociais.
“A realização da conferência demonstra nosso engajamento com uma gestão participativa e democrática, que respeita cada cidadão ouvindo as comunidades para atender os seus anseios”.
O evento também contou com a presença e a participação dos secretários municipais que contribuíram com os debates na construção de propostas para a conferência da etapa estadual.
Encaminhamento
Durante a conferência, os participantes debateram temas centrais para o fortalecimento das políticas públicas no município, por meio de grupos de trabalho, plenárias e apresentações. As propostas construídas de forma colaborativa serão consolidadas e encaminhadas para as próximas etapas da conferência estadual e nacional.
PROPAGANDA É INVESTIMENTO
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348







