A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, segundo a Associação Brasileira de Batatas (ABBA). Além disso, nutricionistas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura afirmam que uma dieta composta de batata e leite poderia suprir, em caráter de emergência, todos os nutrientes de que o organismo humano precisa para se manter.
Quantos tipos de batata existem?
Segundo a ABBA, existem aproximadamente quatro mil tipos de batatas com 85 gêneros diferentes no mundo. No Brasil, sete variedades são predominantes, devido ao clima e às condições de plantio. Estes sete tipos mais comuns possuem diferentes quantidades de amido e de água, ingredientes importantes para distinguir qual espécie é melhor para fritar, cozinhar ou assar.
Quando o teor de amido for:
- alto ou muito alto: é aconselhável fritar ou assar o vegetal.
- nível médio: a batata pode ser usada para qualquer receita.
- baixo: o ingrediente é indicado para ser cozido.
Conheça os diferentes tipos de batata
1 – Batata-inglesa
A mais predominante, é muito usada na cozinha brasileira para qualquer prato, com teor de amido e água são baixos. Por isso, é aconselhável usar essa espécie para cozinhar, criar purês ou usar como acompanhamento de carnes de panela.
Seu formato é médio, arredondado e, geralmente, sua casca é mais amarelada e seu interior acompanha o tom da colação de fora.
2 – Batata baroa
Também conhecida como mandioquinha, a baroa também é uma das espécies que despontam nas mesas brasileiras, possui bastante água em sua composição.
Sua coloração externa é bem amarela e seu tamanho também a difere bastante da inglesa, pois seu comprimento é longo e em formato mais uniforme, se assemelhando bastante à mandioca, daí a origem do apelido.
3 – Batata-doce
Sua coloração é geralmente roxa, com variações brancas, amarelas e vermelhsa, tem seu formato mais longo e possui muitas fibras.
A batata-doce é a favorita para quem leva uma vida saudável, pois traz sustentação e suas calorias são mais baixas em comparação às outras variedades.
4 – Batata bolinha
A batata bolinha tem tamanho pequeno, formato arredondado e sua coloração interna é quase sempre clara. Seu nível de amido é similar ao da batata-inglesa e por isso ela pode ser usada para assar, cozinhar e principalmente para fazer compotas, uma vez que seu tamanho é reduzido.
É comum que as pessoas usem essa versão com casca, pois a parte exterior traz uma crocância a mais para o prato, especialmente quando é assada.
5 – Asterix
A asterix tem teor alto de amido e por isso é indicada para fritura e para ser usada na receita de nhoques, em que as batatas mais farinhentas são importantes para a receita.
O formato é oval e sua polpa é clara, mas sua principal característica é a casca rosada, em um tom próximo do vermelho.
6 – Baraka
A preferida para quem quer fazer batata-frita. Possui pouca água e muito amido, o que deixa o prato crocante sem grandes esforços. Seu aspecto é oval e sua casca parece estar suja, remover a terra desse tubérculo é difícil, por isso não é aconselhável ingerir com a casca.
7 – Yacon
Com baixo teor calórico, a batata yacon também pode ser usada em dietas, o problema é que essa espécie é pouco conhecida no Brasil. Pode ser usada em saladas cruas, já que esse tipo pode ser consumido cru, mas também pode ser utilizado na preparação de massas e macarrão no geral.