domingo, 14 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Tímidos, carnívoros e oportunistas: conheça peixes mais avistados nos rios e lagos do Tocantins na temporada de praia

Neste período é comum que os banhistas encontrem arraias, piranhas e outros peixes. Para evitar acidentes, especialista explica mais sobre esses animais.

Ascom por Ascom
20/07/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
arraia — Foto: Potamotrygon_new_england/ Wikimedia Commons

arraia — Foto: Potamotrygon_new_england/ Wikimedia Commons

CompartilharCompartilhar

Durante a temporada de praia diversos animais são avistados com mais frequência nas águas de rios e lagos do Tocantins. Os mais conhecidos, e muitas vezes temidos, são as arraias e piranhas. Por causa dos alimentos jogados nas águas, pelos banhistas, esses animais tendem a aparecer nas áreas delimitadas com mais frequência.

Em conversa com o g1 o biólogo Fernando Mayer Pelicice, que é especialista em peixes de água doce, explicou mais sobre esses animais encontrados nos lagos e rios do Tocantins, e os cuidados necessários para evitar acidentes.

ARTIGOSRELACIONADOS

Projetos culturais têm novos prazos de execução após publicação no Diário Oficial

Governo do Tocantins prorroga prazo de execução de projetos da Política Nacional Aldir Blanc

13/12/2025

Sustentabilidade em foco: mais de mil metros quadrados de lona são entregues pelo Sebrae para reciclagem

13/12/2025

Arraias, as tímidas carnívoras

As arraias são peixe cartilaginosos, ou seja, parentes dos tubarões que podem chegar a 70 centímetros de diâmetro, com aproximadamente 30 kg e que vivem por mais de 10 anos. Segundo o biólogo, na bacia do Tocantins há registro de sete espécies dos gêneros Paratrygon e Potamotrygon. Apesar se serem temidas pelos ferrões, elas são consideradas carnívoras tímidas.

“As raias são peixes carnívoros que comem principalmente invertebrados e pequenos peixes capturados no fundo dos rios. Pode acontecer de serem atraídas por restos de alimentos jogados na água, mas não acredito que comam qualquer coisa. São carnívoros e tímidos (fogem na presença de pessoas). Como são animais perigosos para humanos, é comum que as pessoas tenham uma postura negativa”, disse Fernando.

No último sábado (13), três arraias foram encontradas mortas na praia do Croá, em Aliança do Tocantins. Uma delas estava sem o ferrão. Segundo o biólogo, o peixe parece ser do gênero Potamotrygon. 

Segundo Fernando, tirar o ferrão das arraias é uma prática comum entre pescadores e ribeirinhos, mas contraindicada, já que causam dor ao peixe.

“Pela Amazônia, é comum encontrar ribeirinhos e pescadores que matam ou cortam a cauda dos animais. Elas podem ferroar sem ter qualquer dano no ferrão. Caso ele quebre num acidente, elas sobrevivem. Inclusive, já vi muitas raias sem cauda, provavelmente cortada por ribeirinhos ou pescadores. Não é algo que se deve fazer pois machuca os animais, além de deixá-los sem sua proteção natural”, contou.

O biólogo explica que desde a construção do reservatório da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães de Lajeado, as arraias proliferaram na região, principalmente por causa das praias, onde há áreas mais rasas. O local se torna propício para alimentação e reprodução.

Você sabia? As arraias são animais viviparos, com fecundação interna, onde os filhotes são incubados dentro da fêmea e já nascem formados. Baleias, cachorro e elefantes também são animais viviparos.

Piranhas, as carnívoras oportunistas

As piranhas são peixes comuns em rios. Conforme o biólogo, elas costumam aparecer principalmente nos meses mais secos.

“No rio Araguaia acontece porque a água abaixa e elas ficam concentradas nas lagoas ou no canal do rio. É questão de adensamento. São peixes carnívoros e oportunistas, reproduzem fácil. No Tocantins, o reservatório favoreceu a proliferação”.

Piranha — Foto: Divulgação

Piranha — Foto: Divulgação

Quando as piranhas são encontradas nas áreas delimitadas, pode indicar que há comida na água. Por isso, para evitar ataques o ideal é não jogar ou comer próximo da água.

“As piranhas são atraídas por comida. Jogar restos, lixo ou ceva de pesca atrai os peixes, principalmente em áreas rasas. Penso que isso deve ser evitado perto de área de banho. Também deve-se evitar banho em áreas com vegetação aquática, pois elas usam como local de alimentação e reprodução”, explicou.

Pirarara gulosa

Uma Pirarara chamou atenção de um grupo de pescadores no Rio Araguaia após ser visto ‘entalado’ com uma iguana. O caso aconteceu próximo de Barreira do Campo (PA), cidade que faz divisa com o Tocantins. 

O biólogo explica que essa espécie é considerada um predadora voraz e se alimenta de peixe e outros invertebrados.

“É um peixe predador, voraz. O principal recurso alimentar é peixe. Tipo piranhas, corrós, branquinhas. Mas pode incluir uma variedade de itens na dieta. É um predador generalista, então não excluo a ideia de outros vertebrados como aves e cobras, mas é raro. Eu interpreto como consumo ocasional, mas certamente ela tentou comer a iguana”, explicou Fernando.

No vídeo gravado pelos pescadores, é possível ver que o peixe se debate na água e aparece com a ‘barriga’ inchada, após tentar engolir a iguana.

“É um caso bem inusitado, não é comum. Já vi outros episódios como esse, de pirarara (ou outros peixes) entalados com presas grandes, mas são raros. Se alimentar na superfície é um evento esporádico, ainda mais predando uma iguana”, contou o biólogo.

Anterior

Tomar banho na água do Parque Cesamar é proibido; saiba por quê

Próximo

Série tocantinense de ação retoma gravações para a segunda temporada

Próximo
Crédito: Divulgação

Série tocantinense de ação retoma gravações para a segunda temporada

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Educação

Palmas vai sediar o Festival Latino-Americano de Cinema

13/12/2025
Educação

Propesq lança edital para seleção interna de projetos de infraestrutura na Amazônia com apoio da Finep

13/12/2025
Educação

Workshop reúne equipes administrativas do Câmpus de Palmas para formação, integração e fortalecimento da gestão

13/12/2025
Agricultura e Pecuária

Borra de café é transformada em ‘lenha ecológica’ para geração de energia limpa

13/12/2025
Agricultura e Pecuária

Nota recorde: produtor de 24 anos vence concurso de qualidade de cafés em Minas Gerais

13/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Saúde

Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal

13/12/2025
Saúde

Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar

13/12/2025
Saúde

Transplante de córnea feita com impressora 3D é realizado pela 1ª vez

13/12/2025
Segurança

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva contra policial militar filmado agredindo idoso em Guaraí

13/12/2025
Segurança

Em Tocantínia, Homem é preso após descumprir medidas protetivas e ameaçar vítima

13/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal
  • Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar
  • Transplante de córnea feita com impressora 3D é realizado pela 1ª vez

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

coldsnowstorm/Getty Images

Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal

13/12/2025
Jackyenjoyphotography/Getty Images

Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar

13/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.