O costume de ter plantas no quarto não faz mal para a saúde e, ainda por cima, pode ajudar as pessoas na missão de ter uma noite de sono melhor. Em entrevista concedida à CNN, Cláudia Moreno, doutora em saúde pública pela Universidade de São Paulo, derruba o mito de que o gás carbônico liberado por elas pode ser prejudicial.
A tese, que é bastante reproduzida na internet, se baseia na ideia de que as plantas respiram durante a noite, quando não podem fazer fotossíntese por ausência de luz; ou seja, elas consomem oxigênio e eliminam gás carbônico. Moreno explica que, em um comparativo simples, o consumo de oxigênio de uma planta é irrisório no comparativo com uma pessoa ou um animal de estimação.
“Uma planta consome muito menos oxigênio do que uma pessoa que tá dormindo com você no quarto do que o seu cachorro, que tá dormindo com o seu com você no quarto. Então você pode ter muitas plantas no seu quarto que não vai acabar o oxigênio e ter oxigênio para todo mundo”, afirma.
Ela também recomenda a adoção da estratégia de ter plantas no quarto, dizendo que elas são capazes de purificar e reciclar o ar do ambiente, além de mantê-lo mais úmido.
“Qualquer planta vai fazer com que você tenha essa purificação mesmo do ar o dia inteiro, porque ela vai fazer fotossíntese durante o dia, vai estar liberando oxigênio. Você vai reciclando esse ar do seu quarto”, relata. “A planta também elimina vapor de água, então ela vai manter o seu quarto pouco mais úmido. E isso, em geral, é bom para as vias respiratórias.”Play Video
“É bom respirar quando o ar está com uma umidade um pouco mais alta, especialmente em algumas épocas do ar, ano em que a gente tem ar muito seco.”