Para aprimorar informações de monitoramento e operações de fiscalização ambiental, o Governo do Tocantins tem investido em tecnologia de imagens via satélite. Em 2022, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) formalizou sua adesão definitiva à RedeMAIS, do Programa Meio Ambiente Integrado e Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A plataforma web adotada como referência para o monitoramento e fiscalização permite o acesso e o compartilhamento das imagens de satélite diárias da constelação PlanetScope, composta por mais de 180 satélites.
Renato Pires, gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental, detalha que outras plataformas como MapBiomas, Prodes, Deter e SAD Cerrado são consultadas periodicamente, todavia as análises do Tocantins sobre o dados como os de desmatamento, incêndios florestais e a elaboração de produtos cartográficos são baseadas nos alertas do Programa Brasil MAIS.
Imagens diárias e mosaicos Planet: tecnologia a serviço do meio ambiente
A Planet, com a constelação de satélites Dove e SuperDove, fornece imagens diárias com resolução espacial de três metros que garantem o monitoramento detalhado e completo de todo o território tocantinense. Essas imagens, conhecidas como PlanetScope, são disponibilizadas em até 24 horas após a coleta, o que agiliza a tomada de decisões e o suporte às operações de campo.
“Os mosaicos mensais gerados pela Planet, provenientes das imagens diárias, oferecem informações homogêneas e de alta resolução para todo o território. Disponíveis em cores naturais, falsa cor e diversos índices espectrais, esses mosaicos são uma ferramenta valiosa para análises precisas”, informou Renato Pires.
Dashboard de alertas de mudança
O dashboard tem o objetivo de apresentar os alertas de detecção de mudanças gerados a partir da visualização interativa em um mapa e de gráficos produzidos automaticamente a partir dos filtros definidos pelo usuário, o que garante mais objetividade e simplicidade na análise dos alertas.
No ambiente do dashboard ainda é possível verificar a quantificação de alertas, filtrar por área e período de interesse, além de observar os polígonos no mapa e sua intersecção com outras camadas, como, por exemplo, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Unidades de Conservação e terras indígenas.
Dados de embargo
Neste mês, o Naturatins disponibilizou arquivos vetoriais em formato shapefile (pontos) dos autos de infrações e termos de embargos. Neste produto, foi adotado o Sistema de Coordenadas Geográficas e o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS 2000). Para acessar estes arquivos clique no link.
Comentários sobre este post