O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), encaminhou na tarde desta segunda-feira (15) um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (16), em Brasília.
A solicitação ocorre após o cancelamento da viagem que Tarcísio faria à capital federal, inicialmente prevista para esta segunda-feira.
Segundo apuração da CNN, o motivo da visita seria articular apoio à proposta de anistia a Bolsonaro e aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
No entanto, fontes próximas ao governador indicam que ele avaliou não haver mais movimentos políticos viáveis para avançar com a pauta.
No pedido encaminhado ao STF, Tarcísio se refere a Bolsonaro como “amigo ora recluso” e se apresenta como “peticionário” que é “correligionário” do ex-presidente. Ele também menciona que já teve “pedido de autorização deferido” para realizar visita anterior, ocorrida em 7 de agosto.
A autorização depende de decisão do ministro Moraes, que também recebeu pedidos semelhantes de parlamentares aliados ao ex-presidente.