Em uma atitude chocante, a CBS anunciou que vai encerrar o “The Late Show with Stephen Colbert” em 2026 e, aparentemente, abandonando completamente o mercado de programas de TV noturnos.Play Video
A rede, citando pressões financeiras, disse que o cancelamento entrará em vigor em maio de 2026, marcando o encerramento da temporada na TV aberta.
A decisão pode ser vista como uma surpresa porque o “The Late Show” costuma ser o programa de maior audiência no horário nobre. E o momento certamente levantará questionamentos, pois ocorre apenas duas semanas após a Paramount, empresa que controla a rede CBS, ter recorrido a um processo movido pelo presidente Trump contra a CBS News.
O acordo – e a fusão da Paramount com a Skydance Media – gerou especulações sobre o futuro de Colbert na CBS, afinal, ele é um dos maiores críticos de Trump na televisão.
Colbert fez alusão ao seu destino ao retornar das férias na noite de segunda-feira. Ele condenou o acordo com a Paramount no ar, comparando-o com um “suborno”, e brincou que seu novo bigode o protegeria da corporação: “Ok, ok, mas como eles vão pressionar Stephen Colbert… se não conseguem encontrá-lo?”.
A CBS, no entanto, afirmou em um comunicado que “esta é uma decisão puramente financeira diante de um cenário desafiador no horário nobre e não está relacionada de forma alguma ao desempenho, ao conteúdo ou a outros assuntos da Paramount”.
As pressões financeiras da corporação são reais; a Paramount demitiu mais 3,5% de sua força de trabalho no mês passado. Devido à queda na receita publicitária, o “The Late Show” não é mais lucrativo, de acordo com uma fonte próxima à rede.
Ainda assim, a notícia sobre Colbert causou comoção no mundo da TV, como evidenciado pelas reações desoladas dos fãs na página do programa no Instagram. Um dos comentários mais curtidos foi “isso é loucura”.
Colbert compartilhou a notícia durante a gravação do programa na noite desta quinta-feira (17). Ele não deu nenhuma indicação de que a decisão foi sua; pelo contrário, disse que soube da decisão da emissora “ontem à noite”.
“Ano que vem será nossa última temporada”, disse Colbert, enquanto vaias audíveis ecoavam da plateia do estúdio. “A emissora encerrará nosso programa em maio. É o fim do ‘The Late Show’ na CBS”, e acrescentou: “Isso tudo vai acabar”.
Algumas pessoas se questionaram sobre a motivação da Paramount, incluindo o senador democrata Adam Schiff, que por acaso era o convidado de Colbert na quinta-feira. “Acabei de gravar com Stephen Colbert, que anunciou o cancelamento do seu programa”, escreveu Schiff no X (antigo Twitter). “Se a Paramount e a CBS encerraram o ‘Late Show’ por motivos políticos, o público merece saber!”
“Quero dizer que o pessoal da CBS tem sido um grande parceiro”, disse Colbert. “Sou muito grato à rede Tiffany por me dar esta cadeira e este lindo teatro para chamar de lar. E, claro, sou grato a vocês, o público, que se juntaram a nós todas as noites aqui, lá fora, em todo o mundo.”
Fim de uma era
A franquia “The Late Show” tem sido a base da programação da CBS por mais de trinta anos.
Colbert, que assumiu o posto do apresentador fundador David Letterman em 2015, disse em seu anúncio que “gostaria que as pessoas entendessem”. A CNN também entrou em contato com representantes de Letterman e Jon Stewart, que apresenta uma edição semanal do “The Daily Show” para outra propriedade da Paramount, o Comedy Central.
A emissora encerrou o “Late Late Show”, de James Corden, em 2023. Na época, os executivos afirmaram que o programa das 00h35 não era lucrativo para a CBS. Colbert ajudou a produzir um programa substituto, “After Midnight”, que foi encerrado no início deste ano. Mas, nesse caso, a CBS afirmou que o programa foi encerrado porque o apresentador, Taylor Tomlinson, não queria comandar outra temporada.