Policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), sob coordenação do delegado titular Dr. Moysés Santana, prenderam nesta manhã (26), Hiago Pinto Ferreira, apontado como um dos autores do assassinato do inspetor penal Henry dos Santos Oliveira, de 51 anos.
Hiago foi localizado e preso em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde estava escondido. Após os procedimentos legais, será encaminhado à Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), ficando à disposição da Justiça.
O crime ocorreu em 19 de dezembro de 2024, no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, durante um assalto a um depósito de bebidas. Sete criminosos fortemente armados com fuzis e pistolas, participaram da ação. Enquanto parte dos assaltantes fazia a segurança externa, outros carregavam os produtos roubados para um veículo.
O policial penal trafegava pela região em sua motocicleta quando percebeu a movimentação suspeita e tentou abordar um dos assaltantes. Foi nesse momento que os demais criminosos saíram do depósito e dispararam diversas vezes contra Henry, que morreu no local. A arma do agente foi levada pelos bandidos antes da fuga.
Henry tentou intervir no assalto acreditando inicialmente que os criminosos portavam armas de brinquedo conhecidas como “arminhas de gel”. Além disso, os assaltantes usavam coletes de agentes de trânsito da Prefeitura do Rio, dificultando o reconhecimento imediato da ameaça.
Outra pessoa também ficou ferida na ação, mas sem gravidade.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o policial foi surpreendido e cercado pelos assaltantes, sendo executado a tiros de fuzil e revólver.
Na época, o depósito de bebidas HD, onde ocorreu o crime, manifestou nas redes sociais seu pesar pela morte do inspetor, prestando homenagem e solidariedade à família.