Duas das maiores atrizes da televisão brasileira fazem aniversário nesta sexta-feira (23): Susana Vieira completa 82 anos e Glória Pires chega aos 61.
A dupla fez sua carreira na TV Globo, apesar de Susana e Glória terem dado o pontapé inicial em outras emissoras. A primeira tinha acabado de se formar no Teatro Municipal de São Paulo quando o dramaturgo Cassiano Gabus Mendes a levou para a TV Tupi, em 1962. A segunda, por sua vez, brilhou na abertura da novela “A Pequena Órfã”, da TV Excelsior.
Curiosamente, as duas estrearam na emissora carioca no mesmo ano: 1970. Susana Vieira, já com uma carreira consolidada construída na Record, viveu Candinha em “Pigmalião 70”; Glória Pires apareceu em vários episódios de “Faça Humor, Não Faça Guerra”. Durante essa década, a carreira das duas decolou e elas alcançaram o primeiro papel de protagonista de uma produção global. Susana viveu Nice em “Anjo Mau” (1976), que depois foi vivida por Glória Pires no remake de 1998. A segunda estreou como atriz principal de uma novela como Zuca na primeira versão de “Cabocla” (1979).
De lá para cá, as duas se consolidaram na posição de duas das principais atrizes do elenco da TV Globo, colecionando dezenas de papéis nas novelas da emissora e prêmios. Susana Vieira tem dois prêmios APCA de Melhor Atriz (“O Espigão”, de 1975, e “Escalada”, e 1976 e Glória Pires coleciona cinco troféus: um de Atriz Revelação (“Dancing Days”, de 1978) e quatro de Melhor Atriz (“Vale Tudo”, de 1989, “O Dono do Mundo”, de 1991, “Mulheres de Areia”, de 1993, “Insensato Coração” de 2011).
As duas colecionam papéis icônicos na televisão brasileira. Susana é sempre lembrada pelos papéis de Ana Carvalho em “A Próxima Vítima”, Branca Letícia de Barros Mota “Por Amor”, Maria do Carmo em “Senhora do Destino” e Pilar Khoury em “Amor à Vida”. Glória, por sua vez, marcou seu nome ao dar vida para Maria de Fátima Accioli em “Vale Tudo”, as gêmeas Ruth e Raquel Araújo Assunção em “Mulheres de Areia” e Júlia Falcão Assumpção em “Belíssima”.