segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

STF julga competência do MP para investigar crimes e retorno de Ednaldo Rodrigues à CBF

Ministros vão analisar ações que contestam normas que dão função de investigação criminal a procuradores e promotores

CNN por CNN
24/04/2024
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Parte das ações já começaram a ser julgadas em sessão virtual Thiago Ribeiro/AGIF

Parte das ações já começaram a ser julgadas em sessão virtual Thiago Ribeiro/AGIF

CompartilharCompartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem na pauta desta quarta-feira (24) um conjunto de ações que questionam normas que estabelecem funções de investigação criminal ao Ministério Público.

Também está previsto a análise da decisão do ministro Gilmar Mendes, que determinou o retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

ARTIGOSRELACIONADOS

Reprodução/ KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Câmara: PL e PT presidirão maior número de comissões em 2026

02/02/2026
Ricardo Stuckert/PR

Brasil apoia candidatura de Bachelet para chefiar a ONU, diz Lula

02/02/2026

Ministério Público

São oito ações que contestam leis estaduais e a norma que define as atribuições do Ministério Público da União.

Os casos foram movidos pelos partidos PL e PSL (hoje União Brasil) e pelas associações de delegados e de integrantes da Polícia Civil (Adepol e Cobrapol).

Parte das ações já começaram a ser julgadas em sessão virtual, mas as análises foram remetidas ao plenário físico. Há divergências dos ministros nos votos já apresentados.

Edson Fachin, por exemplo, defende a validade das normas questionadas e a possibilidade de o MP conduzir investigações preliminares na área criminal.

Já Gilmar Mendes entende que, para evitar abusos, a realização de qualquer investigação criminal pelo MP deve ter “efetivo controle” do Judiciário, que precisa ser informado sobre a instauração e arquivamento do procedimento.

Em regra, a instauração e condução de inquérito criminal é feita pelas polícias judiciárias – Polícia Civil nos estados e Polícia Federal para a União. O MP, nesses casos, atual garantindo a legalidade da investigação e pedindo diligências e pode, ao final, oferecer denúncia.

Se houver o recebimento da denúncia pelo juiz, o MP passa a atuar como a parte que acusa, nas ações penais públicas.

Em 2015, o Supremo decidiu que o Ministério Público tem a competência para promover diretamente investigações criminais, “desde que respeitados os direitos e garantias que assistem a qualquer indiciado ou a qualquer pessoa sob investigação do Estado”.

Conforme a tese de repercussão geral aprovada pela Corte, deve ser assegurada a possibilidade do “permanente controle jurisdicional dos atos, necessariamente documentados”, praticados pelos promotores e procuradores.

Pacote Anticrime

A discussão sobre a competência do MP deverá ser feita levando em consideração as modificações trazidas pelo pacote anticrime, aprovada em 2019 e validada pelo STF em agosto de 2023. 

Na ocasião, entre outros pontos, a Corte estabeleceu que deve haver controle judicial de todos os atos praticados pelo Ministério Público como condutor de investigação penal.

Em manifestação enviada no final de fevereiro, o procurador-geral da República Paulo Gonet defendeu a rejeição das ações.

Para o PGR, as definições da Corte sobre o juiz das garantias afetam o caso em discussão. Gonet também afirmou que eventuais abusos do MP em investigações podem ser apurados por mecanismos já existentes, como a lei do Abuso de Autoridade e o estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, e uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público.

“O Ministério Público não defende a ausência de fiscalização das suas atividades persecutórias. Isso significaria inaceitável ofensa ao princípio da inafastabilidade da jurisdição. O que se busca aqui é somente dar conformação constitucional ao vocábulo ‘controle’, a fim de compatibilizar a supervisão judicial sobre a legalidade dos atos ministeriais com o sistema acusatório”, disse Gonet.

CBF

Também na pauta está a análise sobre se será confirmada ou não a decisão liminar (provisória) do ministro Gilmar Mendes que suspendeu os efeitos de determinações da Justiça do Rio de Janeiro que haviam afastado do comando da CBF Ednaldo Rodrigues.

Com isso, Rodrigues votou à presidência da entidade.

Gilmar deu a decisão em 4 de janeiro, em uma ação movida pelo PCdoB.

O caso discute a intepretação de trechos da Lei Pelé e da Lei Geral do Esporte sobre a possibilidade de intervenção do Judiciário em entidades esportivas.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) haviam se manifestado de forma favorável à decisão.

Na época da decisão de Gilmar, havia “risco de prejuízo iminente” já que a Seleção Brasileira de futebol poderia ficar de fora das Olimpíadas de Paris, na França, segundo o ministro.

Conforme argumentou o PCdoB na ação, a inscrição da delegação no torneio pré-olímpico não seria aceita, já que os atos do presidente interino da CBF não são reconhecidos pela Fifa e Conmebol, entidades que regulam o esporte a nível mundial e sul-americano, respectivamente.

De volta à CBF, Rodrigues conseguiu efetivar a inscrição de equipe. A seleção somou três pontos em três jogos, e não conseguiu se classificar para os Jogos de Paris.

Anterior

Com sessão confirmada nesta quarta, governo faz esforço de articulação sobre vetos

Próximo

Senado deve votar recriação e novas regras para o DPVAT nesta quarta-feira (24)

Próximo
Governo não deve fazer mudanças no texto Adriano Machado/Reuters

Senado deve votar recriação e novas regras para o DPVAT nesta quarta-feira (24)

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Esportes

Rebeca Andrade será porta-bandeira na abertura dos Jogos de Inverno

02/02/2026
Esportes

Madureira x Vasco: saiba onde assistir ao Campeonato Carioca

02/02/2026
Esportes

Insatisfeito no Al-Ittihad, Benzema encaminha acerto com Al-Hilal

02/02/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas inicia credenciamento de ambulantes para atuarem no Capital da Fé 2026

02/02/2026
Segurança

Em Gurupi, Polícia Civil localiza criança que estava desaparecida após sair com a mãe 

02/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Polícia Civil deflagra operação e prende filhas e marido suspeitos de matar mulher e jogar corpo em rio na zona rural de Peixe

02/02/2026
Segurança

Polícia Militar prende homem por tentativa de furto em garagem de veículos em Porto Nacional

02/02/2026
Economia

PIS/Pasep 2026: guia definitivo de quem recebe e como consultar

02/02/2026
Saúde

Efeito sanfona afeta gordura marrom e dificulta controle do peso

02/02/2026
Saúde

Mounjaro: entenda por que risco de pancreatite fatal acendeu alerta

02/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Polícia Civil deflagra operação e prende filhas e marido suspeitos de matar mulher e jogar corpo em rio na zona rural de Peixe
  • Polícia Militar prende homem por tentativa de furto em garagem de veículos em Porto Nacional
  • PIS/Pasep 2026: guia definitivo de quem recebe e como consultar

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Operação foi deflagrada para prender filhas e marido suspeitos de matar mulher - Foto: Allessandro Ferreira/Colaboração

Polícia Civil deflagra operação e prende filhas e marido suspeitos de matar mulher e jogar corpo em rio na zona rural de Peixe

02/02/2026
O suspeito foi autuado em flagrante na delegacia, por furto - Foto: Ascom 5º BPM

Polícia Militar prende homem por tentativa de furto em garagem de veículos em Porto Nacional

02/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.