Capacitar policiais civis e profissionais da área de Tecnologia da Informação que atuam no âmbito da Segurança Pública é o objetivo do Curso de Pós-graduação em Ciência de Dados, que está sendo viabilizado por meio de uma parceria firmada entre a SSP-TO e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins. A aula magna do curso foi realizada nesta sexta-feira, 28, na sede da universidade em Palmas.
A solenidade reuniu, além do secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo, e do reitor na Unitins, Augusto Rezende, os 40 alunos que estão matriculados no curso, sendo 36 policiais civis, dois policiais militares e dois bombeiros.
“Esse curso proporcionará uma troca de informações muito útil que produzirá conhecimento efetivo. Não tenho dúvidas de que a curto prazo, além da ciência de dados, teremos que usar cada vez mais a tecnologia para desvendar crimes. Se não acompanharmos esses avanços teremos enormes dificuldades”, pontuou o secretário Bruno Azevedo.
O gestor destacou que a criminalidade está cada vez mais sofisticada, daí a necessidade de atualizar os conhecimentos e se preparar para os desafios. “Com o advento da tecnologia, nós sabemos que houve a migração da criminalidade convencional para uma criminalidade que exige muito mais do profissional de segurança pública. Mesmo os crimes convencionais, nós sabemos que a tecnologia vem tornando-os cada vez mais complexos. E na Polícia, basicamente nós coletamos e tratamos dados, para produção de conhecimento, certamente o profissional que tem conhecimento de dados, dá um passo à frente na elucidação daquele delito e na produção de conhecimento útil para a Polícia”, destacou o secretário, que ainda ministrou uma palestra com o tema “A importância da ciência de dados na investigação policial”.
Produção de conhecimento
Formado em Ciências da Computação, o reitor Augusto Rezende falou sobre a evolução da ciência de dados ao longo da história. “Todos os setores foram se informatizando e o dado passou para dentro do computador. Aí veio a popularização da internet, surge então, a facilidade de comunicação, do acesso à informação e de comprar e negociar por meio de plataformas de ecommerce, e hoje temos a inteligência artificial, que já é uma realidade e que requer de todos nós, ainda mais conhecimento”, destacou.
A parceria entre as instituições e a possibilidade de produzir conhecimento mais próximo da realidade do Estado, também foram destacadas pelo reitor. “Esse curso é uma valorização concreta do conhecimento puro e nato do Estado do Tocantins. Nessas discussões dos doze módulos da pós-graduação, onze deles aplicados, quanta discussão rica, transversal vai ser feita por vocês? E o resultado final, será uma produção científica, fruto desse trabalho, com base nos dados do próprio Estado”, pontuou.
Já a diretora de pós-graduação da Unitins, Leda Veronica Benevides, destacou que a parceria representa uma iniciativa estratégica para fortalecer a segurança pública no Estado. “O curso de pós-graduação em Ciência de Dados tem como objetivo capacitar profissionais das forças de segurança para lidar com os desafios da gestão e análise de informações digitais, cada vez mais presentes na atualidade. A iniciativa beneficiará diretamente toda a sociedade tocantinense, promovendo maior eficiência e qualidade nas decisões e nas ações de segurança pública”, disse.
Módulos
Ao final, o coordenador do curso, Professor Doutor Douglas Chaves apresentou aos alunos, a estrutura e objetivos do curso que terá 360h, composto por 12 módulos (30h cada), aliando teoria, prática e estudos de caso.
Entre os módulos que serão aplicados no curso estão Legislação de Dados, Introdução ao Python, Visualização de Dados, Estatística Descritiva e Análise de dados apoiados por inteligência artificial. As aulas se iniciam neste sábado, 29, e tem previsão de término em 2026.
Também participaram da abertura, o delegado- geral Claudemir Luiz Ferreira, a superintendente de Segurança Integrada da SSP/TO, Maria de Fátima Holanda, o diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Anderson Casé, a diretora da Escola Superior de Polícia, Heloisa Helena Godinho, servidores da SSP e os alunos matriculados no curso. Além disso, a abertura da aula magna contou com a apresentação cultural da Banda Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas.