Na manhã desta quarta-feira, 2, o secretário da Segurança Pública (SSP-TO), Bruno Azevedo, recebeu a secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal da Capital, Gabriela Siqueira Campos, para debater a situação dos animais de rua em Palmas e as ações para minimizar os problemas ocasionados pelo abandono desses animais.
Durante o encontro, o secretário ressaltou seu compromisso em promover as melhorias necessárias na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (DEMAG – Palmas), responsável pelo registro e investigação de ocorrências relacionadas à causa animal. “Estamos comprometidos em fortalecer as estruturas necessárias para que a DEMAG possa atuar de maneira mais eficiente, garantindo que os casos recebam a devida atenção”, afirmou.
A secretária Gabriela Siqueira Campos explicou os planos de ação voltados para os animais em situação de rua. Segundo ela, a solução ideal seria acolher, castrar e encaminhar os animais para um abrigo municipal ou para adoção. No entanto, a realidade apresenta desafios, pois nem todos os animais encontram adotantes e a capacidade dos abrigos são limitadas. “No momento, a alternativa viável é castrar, microchipar e devolver os animais ao ambiente de origem. Dessa forma, conseguimos monitorar a população de rua e evitar a reprodução descontrolada”, ressaltou.
A reunião permitiu que as partes alinhassem suas responsabilidades e reforçassem o compromisso de atuação conjunta para implementar soluções efetivas no cuidado e controle da população de animais em Palmas.