O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, e equipe técnica da SSP/TO receberam nesta terça-feira, 4, o secretário de Mobilidade Urbana e Defesa Civil de Palmas, Francisco Seixas, e o secretário da Casa Civil do município, Rolf Costa Vidal, para tratarem de demandas relacionadas à segurança pública.
Na ocasião foi assinado um Acordo de Cooperação que visa a união de esforços para a confecção de até 81 Carteiras de Identidade Funcional (CIF), para os ocupantes do cargo de Agente de Trânsito e Transporte de Palmas que estejam no efetivo exercício de fiscalização, com atribuições de poder de polícia ou atividades especiais correlatas.
As carteiras serão confeccionadas pela Diretoria de Papiloscopia, subordinada à Superintendência de Polícia Científica da SSP/TO.
O documento é um instrumento fundamental para a identificação e valorização dos profissionais, pois assegura o reconhecimento oficial do servidor público e facilita o exercício de suas funções com segurança e legitimidade.
“É muito importante que nós trabalhemos de forma conjunta porque segurança pública não se faz de forma isolada. Ela depende de ações integradas, de cooperação e de planejamento estratégico entre as diversas esferas de poder. A Carteira de Identidade Funcional fortalece a transparência e a credibilidade do serviço público contribuindo para prevenir fraudes, garantir direitos e reforçar a confiança da sociedade nos serviços prestados”, disse o secretário.
Para o secretário de Mobilidade Urbana de Palmas, a reunião foi importante para que diversas ações fossem alinhadas, entre Estado e Prefeitura.
“Essa parceria tem uma importância ímpar e veio para ficar, entre Estado e Município e entre as forças de segurança, porque isso traz para a população não só a sensação de segurança, mas, de fato, uma segurança mais próxima, um combate mais forte às ações criminosas. A população será muito beneficiada com todas as forças de segurança combatendo os ilícitos dentro da capital”, disse o secretário.
O delegado-geral da Polícia Civil Claudemir Luiz Ferreira também classificou a reunião como bastante proveitosa.
“Foi uma das melhores conversas que eu já vi em anos. Essa cooperação e colaboração com outros corredores de segurança pública é muito importante. Colocamos a Polícia Civil à disposição da Guarda, da Agência de Segurança, para que possamos somar nossas habilidades em prol de um resultado muito mais exitoso”, destacou.
Também participaram da reunião o delegado Afonso Lyra, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), o delegado Rodrigo Ferraz, diretor de Polícia da Capital, comandante da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Gilmar Fernandes Cunha, membros da GMP e representante da Agência de Trânsito e Transporte.