Nesta quarta-feira, 12, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, recebeu a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, defensora Pollyanna Lopes Assunção, para tratar de ações que visam fortalecer o atendimento às mulheres vítimas de violência.
Na ocasião, o secretário reforçou que a SSP/TO tem buscado alternativas para melhorar o atendimento oferecido.
“Nosso compromisso, enquanto gestores da segurança pública, é garantir que essas mulheres encontrem, no momento em que mais precisam, uma rede de apoio estruturada, acolhedora e eficiente. Nesse contexto, o fortalecimento das Delegacias de Atendimento à Mulher é uma peça fundamental e já estamos trabalhando para melhorar o serviço. Nossa intenção é que o sistema 24 horas seja implementado o mais breve possível também em Araguaína”, disse o gestor.
A defensora pública Pollyanna afirmou que é importante que haja esforços de toda rede de apoio de proteção à mulher para que os resultados sejam ainda mais positivos.
“É importante que haja essa parceria para melhorar o atendimento à mulher. É necessário ter a rede de apoio e a rede de apoio é formada do Ministério Público, Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria e todos os operadores do direito, porque a partir do momento que há uma junção de todos o resultado é mais efetivo. O que temos buscado é a uniformização das Deams, a implantação da 24 horas em Araguaína, em Gurupi, e o secretário afirmou que eles estão buscando meios para isso. Também soubemos que a de Araguaína deve sair antes e eu fiquei muito feliz”, afirmou.
Atualmente o Tocantins conta com duas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher e uma Central de Atendimento à Mulher 24 Horas em Palmas.
No interior do Estado, há uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Araguaína e outra em Gurupi. Já em outras 11 cidades existem Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher e Vulneráveis.
Essas unidades estão distribuídas em Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Colinas, Guaraí, Paraíso, Miracema, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Arraias.