Na manhã desta quarta-feira, 14, o secretário da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Bruno Azevedo, recebeu em seu gabinete representantes do Consórcio Brasil Central (Consórcio BrC). O encontro teve como pauta o avanço nas tratativas para a aquisição de helicópteros que irão reforçar as ações das forças de segurança do Estado.
A agenda dá continuidade às discussões iniciadas na última terça-feira, 13, durante reunião com o governador Wanderlei Barbosa. Desta vez, o foco foi o alinhamento de demandas operacionais relacionadas à chegada das duas aeronaves que serão destinadas ao Tocantins, dentro do processo de compra compartilhada conduzido pelo Consórcio. As negociações estão em estágio avançado.
As aeronaves, que serão adquiridas por meio de pregão internacional, serão utilizadas em diversas frentes, como operações policiais, resgates, combate a incêndios e apoio a outras áreas do Governo. A integração dessas unidades deve marcar uma nova etapa na estrutura da segurança pública estadual, reforçando o compromisso do Tocantins com a modernização e a eficiência.
O secretário Bruno Azevedo destacou que a articulação técnica com o Consórcio é essencial para assegurar que as aeronaves atendam às demandas da segurança pública.“Estamos avançando em uma aquisição estratégica que representa um grande reforço para a segurança pública do Tocantins. A expectativa é que essas aeronaves tragam agilidade e ampliem a capacidade de resposta das forças de segurança em situações críticas, além de fortalecer o apoio a outras áreas do Governo”, afirmou.
Ainda durante a reunião, a equipe técnica tratou sobre a Missão Israel, uma agenda integrada que está sendo articulada entre os estados membros do Consórcio com o objetivo de buscar inovações e soluções tecnológicas voltadas à segurança pública. A missão prevê a ida de representantes ao país para conhecer sistemas avançados nas áreas de investigação, inteligência e gestão integrada. Também foram discutidas outras demandas do setor, que envolvem a necessidade de suporte técnico e institucional por parte do Consórcio Brasil Central.
O secretário do Consórcio, José Eduardo Pereira Filho, demonstrou interesse nas tratativas conduzidas pela Secretaria. Ele reforçou o compromisso do Consórcio em apoiar os estados membros nas pautas prioritárias da segurança pública e colocou a equipe técnica à disposição para contribuir com os encaminhamentos necessários, tanto no que diz respeito à aquisição das aeronaves quanto às demais demandas apresentadas durante a reunião.
Participaram da reunião o diretor de projetos do consórcio, Bruno Watanabe; a diretora de investimentos e parcerias Renata Zuquim; a coordenadora de administração, Flávia Fonseca; o diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (Ciopaer/TO), tenente-coronel Gustavo Bolentini; o delegado e comandante de aeronave, Charles Giovanni Ferreira de Oliveira e o superintende de Administração e Finanças, Sandro Paixão.
Consórcio
O Consórcio Brasil Central coordena a compra compartilhada de 26 helicópteros, por meio de um pregão internacional, sendo duas aeronaves destinadas ao Tocantins. A iniciativa representa um avanço na cooperação entre os estados membros: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal. O objetivo é ampliar a eficiência das forças de segurança e reduzir custos com aquisições em escala.