A Assembleia Legislativa do Tocantins marcou para o dia 05 de junho, às 14h, a audiência pública que discutirá a proposta de implantação da Região Metropolitana de Palmas. A solicitação foi feita pelo deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), que tem defendido a criação da região como forma de promover o desenvolvimento integrado entre a capital e os 20 municípios.
A audiência será realizada no plenário e contará com a participação de prefeitos, representantes do governo do Estado e a população em geral. Segundo Mantoan, a criação da Região Metropolitana de Palmas é um passo estratégico para o desenvolvimento. “A região já funciona de forma interdependente em muitos aspectos, como transporte, saúde, saneamento básico. Precisamos institucionalizar essa realidade para garantir mais eficiência na gestão, atrair investimentos e melhorar a vida das pessoas”, destacou o parlamentar.
Entre os temas a serem debatidos estão os principais problemas em comum que afetam as 21 cidades, que possuem uma grande discrepância, por exemplo, em relação ao PIB- Produto Interno Bruto. Segundo o levantamento de 2021 do IBGE, Palmas detém o maior PIB com R$ 10,3 bilhões, ocupando o primeiro lugar no ranking do Tocantins. Em penúltimo lugar aparece Oliveira de Fátima com R$ 29,4 milhões. Abaixo a lista das cidades integrantes da Região Metropolitana de Palmas e suas respectivas posições de acordo com o PIB:
1º Palmas
3º Porto Nacional
5º Paraíso do Tocantins
14º Miracema do Tocantins
21º Miranorte
32º Monte do Carmo
34º Brejinho de Nazaré
36º Aparecida do Rio Negro
43º Silvanópolis
52º Tocantínia
76º Barrolândia
87º Nova Rosalândia
95º Lagoa do Tocantins
96º Fátima
97º Rio dos Bois
99º Novo Acordo
100º Pugmil
117º Lajeado
126º Santa Tereza do Tocantins
127º Ipueiras
138º Oliveira de Fátima
Fonte: IBGE