O balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (06) mostra que o número de mortos em razão das fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana passada subiu para 83. Além disso, quatro óbitos estão em investigação. Ao todo, 111 pessoas estão desaparecidas e 276 estão feridas.
Segundo os números, mais de 850 mil pessoas foram afetadas em 345 municípios do estado. Já são 121.957 desalojadas e 19.368 em abrigos.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional editou nova portaria, publicada em edição extra Diário Oficial da União, neste domingo (6), alterando ato anterior e ampliando para 336 municípios gaúchos o reconhecimento do estado de calamidade pública em razão das chuvas intensas que atingem a região.
Veja onde ocorreram as mortes confirmadas:
- Bento Gonçalves (3)
- Boa Vista do Sul (2)
- Bom Princípio (1)
- Canela (2)
- Canoas (1)
- Capela de Santana (1)
- Capitão (1)
- Caxias do Sul (5)
- Cruzeiro do Sul (8)
- Encantado (2)
- Farroupilha (1)
- Forquetinha (2)
- Gramado (7)
- Itaara (1)
- Lajeado (5)
- Montenegro (1)
- Pantano Grande (1)
- Paverama (2)
- Pinhal Grande (1)
- Porto Alegre (2)
- Putinga (1)
- Roca Sales (2)
- Salvador do Sul (2)
- Santa Cruz do Sul (2)
- Santa Maria (5)
- São João do Polêsine (1)
- São Leopoldo (1)
- São Vendelino (2)
- Segredo (1)
- Serafina Corrêa (2)
- Silveira Martins (1)
- Sinimbu (1)
- Taquara (2)
- Três Coroas (1)
- Vale do Sol (1)
- Venâncio Aires (3)
- Vera Cruz (1)
- Veranópolis (5)
Equipes aproveitam trégua:
A principal preocupação das equipes de socorro é aproveitar a trégua nas chuvas para resgatar vítimas que ficaram isoladas por conta dos alagamentos. O volume das águas diminuiu na maior parte das cidades do interior. Em Lajeado, foi possível observar os estragos provocados pela cheia do Taquari, que praticamente consumiu a rodovia Governador Leonel de Moura Brizola (Br-386), que liga Lajeado ao município de Estrela.
O Comando Militar do Sul (CMS) informou que a previsão meteorológica é de uma janela de bom tempo em maior parte do Estado entre este domingo (5) e a próxima terça-feira (7), o que é considerado uma “boa notícia”.
Segundo militares em entrevista coletiva em Porto Alegre, deve haver chuvas nesta segunda (6) apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Comentários sobre este post