A sinusite é uma inflamação dos seios da face que pode ser provocada por infecções virais, bacterianas, fúngicas ou por processos alérgicos. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, pressão no rosto, coriza, congestão nasal e sensação de peso na testa ou ao redor dos olhos.
Embora o tratamento médico seja essencial nos casos mais graves ou persistentes, muitas pessoas buscam alívio por meio de remédios caseiros, principalmente quando a crise é leve ou está no início.
1. Inalação com vapor
Entre as opções mais conhecidas está a inalação com vapor de água quente, que ajuda a fluidificar o muco acumulado nos seios da face e facilita sua eliminação. É comum o uso de algumas gotas de óleo essencial de eucalipto ou folhas de hortelã na água quente, devido à sua ação descongestionante e refrescante.
“Inalação com vapor traz alívio subjetivo, especialmente para sintomas como congestão ou dor de cabeça, mas não melhora significativamente a inflamação nasal crônica”, explica Mariana Castro, otorrinolaringologista.
Para fazer a inalação de vapor é preciso atenção. É necessário ferver água em um recipiente e com uma distância segura de 20 centímetros respirar aquele vapor. Para isso, cubra a cabeça com uma toalha e inale por dez minutos, cuidando para não se queimar.
“A inalação com vapor de água auxilia na desobstrução nasal, principalmente em dias frios e secos. É uma prática segura, sem riscos quando realizada corretamente”, acrescenta Daniel Destailler, otorrinolaringologista e chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Catarina – Paulista.
2. Lavagem nasal
Outra prática bastante usada é a lavagem nasal com soro fisiológico. A técnica contribui para a limpeza das vias aéreas, reduz a presença de secreções e alérgenos e pode ser feita com o auxílio de seringas ou dispositivos próprios para irrigação nasal.
Existem diversos dispositivos disponíveis no mercado para realizar a lavagem nasal, cada um tem suas vantagens e indicações. Além disso, a prática de limpar as vias áreas não tem contraindicação, podendo ser feita em pessoas de todas as idades. Veja como realizar a lavagem nasal.
3. Consumo de chás
O consumo de chás com propriedades anti-inflamatórias e expectorantes também é bastante usado. O chá de gengibre ou de hortelã, por exemplo, pode auxiliar no alívio da inflamação, enquanto o de alho é conhecido por suas propriedades antimicrobianas. Manter-se hidratado também é essencial, pois a água ajuda a tornar o muco menos espesso, facilitando sua drenagem.
“O gengibre tem ação anti-inflamatória, mas falta evidência direta em sinusite. Mas ele ajuda de forma geral no sistema imune. A hortelã (mentol) proporciona alívio de congestão nasal, devido ao efeito calmante e sensação de “desobstrução”, embora não trate a inflamação em si”, acrescenta Castro.
Quando cuidados caseiros com sinusite não são suficiente?
Apesar da popularidade desses métodos, especialistas alertam que eles devem ser vistos como aliados e não como substitutos do tratamento médico.
Em quadros de sinusite com febre ou que dure mais de uma semana, é fundamental procurar orientação profissional. O uso incorreto de antibióticos ou a automedicação podem agravar o problema.
“Se os sintomas incluírem febre alta, dor intensa, inchaço facial, secreção purulenta persistente ou alterações visuais é indicado buscar atendimento médico. Nesses casos, podem ser necessários medicamentos como descongestionantes, corticoides nasais e, quando indicado, antibióticos”, acrescenta a otorrinolaringologista.