A ex-BBB Fernanda Keulla, 39, fez um novo post revelando conviver com o diagnóstico da Síndrome de Sjögren uma doença autoimune crônica que causa um processo inflamatório anormal em diferentes órgãos e glândulas.
Ela relatou como se sentia sempre cansada e com muitas dores no corpo. “Eu demorei muito tempo para entender que estar doente todo os dias não é normal”, começa o desabafo publicado em suas redes sociais.
Mas o que é a síndrome de Sjögren? Entenda, a seguir, mais sobre os sintomas do quadro e como identificá-lo.
O que é a síndrome de Sjögren?
A síndrome de Sjögren é uma condição em que o corpo ataca alguns órgãos e glândulas, principais as glândulas lacrimais e salivares, o que atrapalha suas funções, causando olhos e boca seca. Não se sabe ao certo a causa do quadro, mas ela é considerada uma doença autoimune — inclusive, pessoas com o quadro costumam ter outros desse tipo, como artrite reumatoide e lúpus.
Quais são os principais sintomas?
A síndrome de Sögren apresenta dois sinais principais, como explica a Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, considerada referência médica:
- Olhos secos: que podem arder, coçar ou ter a sensação de estarem com areia dentro deles;
- Boca seca: com a sensação de estar cheia de algodão, o que dificulta a fala ou a possibilidade de engolir.
Além disso, ainda podem surgir outros sintomas como:
- Secura em outras regiões, como nariz, garganta, pulmões, vulva e vagina;
- Dor, inchaço e rigidez nas articulações
- Inchaço nas glândulas salivares;
- Erupções na pele;
- Fadiga prolongada.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia reforça que existem outras causas pata a secura na boca e nos olhos. “Medicamentos (inclusive os usados para o tratamento da pressão alta, depressão, resfriados e alergias), infecções e outros problemas oculares também podem causar esses mesmos sintomas”, explicam em conteúdo sobre o tema em seu site.
É comum que você passe primeiro por um oftalmologista que verificará se há falta de lágrima e sinais de inflamação da córnea, e depois poderá encaminhá-lo para o reumatologista.
Como é feito o diagnóstico?
Além da avaliação dos sintomas, a Mayo Clinic enumera que existem exames de sangue e imagem que ajudam a diagnosticar o quadro:
- Exames de sangue parar mensurar: níveis de diferentes tipos de células sanguíneas, presença de anticorpos comuns na síndrome de Sjögren, evidência de condições inflamatórias e indicações de problemas com seu fígado e rins
- Sialograma. Este raio-X especial pode detectar a presença de corante injetado nas glândulas salivares localizadas na frente das orelhas. Este procedimento mostra a quantidade de saliva que entra na sua boca.
- Cintilografia salivar. Este exame de medicina nuclear envolve a injeção na veia de um isótopo radioativo, que é monitorado por uma hora para verificar a rapidez com que chega a todas as glândulas salivares.
Como tratar a sindrome de Sjögren?
O quadro pode ser tratado com medicações para reduzir a inflamação ocular e aumentar a produção de saliva e lágrimas. A depender dos sintomas, medicamentos específicos podem ser recomendados.
Existe também a possibilidade de uma cirurgia em que são inseridos pequenos plugues nos canais lacrimais no canto da pálpebra inferior para que as lágrimas da pessoa fiquem no olho por mais tempo, como explica o Manual MSD, material de referência em saúde para médicos e pacientes.