A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) reuniu, na segunda-feira, 11, representantes do Governo do Tocantins, universidades e entidades parceiras para apresentação dos avanços do Plano Tocantins 2045. Elaborado com base em estudos técnicos e indicadores socioeconômicos, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo e acelerar o crescimento do Estado, com metas e diretrizes para as próximas duas décadas.
Para o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, o Plano Tocantins 2045 é um marco para o futuro do Estado. “Estamos vendo os avanços deste grande plano de desenvolvimento econômico sustentável, que o governador Wanderlei Barbosa vai entregar ainda este ano para a sociedade tocantinense. É uma grande visão de futuro que vai nortear os caminhos a serem percorridos pelo Tocantins nas próximas duas décadas”, afirmou.
A apresentação foi conduzida pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldecy Rodrigues, que apresentou diagnóstico detalhado com dados sobre o crescimento do PIB, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e outras métricas que retratam a realidade econômica e social do Tocantins. Também foram discutidas ações estratégicas, parcerias entre governo, universidades e empresas para programas de capacitação, além dos desafios e caminhos para a construção das metas propostas.
O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Comunicação (Secom), Márcio Rocha; do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Resende; e do diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, além da equipe técnica da Sics.
O secretário da Comunicação, Márcio Rocha, reforçou o caráter estratégico e de longo prazo da iniciativa. “Este não é apenas um projeto de governo, mas um projeto de Estado. Ele precisa ultrapassar gestões e garantir um planejamento sólido para o futuro. É um trabalho construído com dedicação, profundo conhecimento do Tocantins e que tem potencial para elevar o Estado a outro patamar”, destacou.Já o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, apontou o plano como um divisor de águas para o desenvolvimento. “O Tocantins 2045 colocado em prática, sem dúvida alguma vai posicionar o Estado em outro patamar em relação aos demais estados brasileiros”, disse.
O reitor da Unitins, Augusto Resende, ressaltou a relevância da integração entre as instituições. “Foi uma reunião produtiva, mostrando a evolução do plano e a importância do protagonismo da indústria e do comércio. O diagnóstico contempla todas as cadeias produtivas e aponta gargalos do desenvolvimento econômico, além de apresentar planos setoriais estruturantes que devem se transformar em políticas públicas”, afirmou.
Sobre o Plano Tocantins 2045
O Tocantins 2045 é uma iniciativa estratégica do Governo do Tocantins, coordenada pela Sics e desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com apoio técnico da Fapto. O projeto tem como objetivo traçar diretrizes e metas para promover o desenvolvimento econômico sustentável do Estado nas próximas duas décadas, com base em estudos, diagnósticos e projeções de crescimento.
A proposta contempla ações voltadas à diversificação e sofisticação da economia, estímulo às vocações regionais, redução das desigualdades, fortalecimento das capacidades da população, incentivo à inovação e à tecnologia, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito às gerações futuras.