O Shopping 25, que fica na região do Brás e foi atingido por um incêndio de grandes proporções na manhã desta quarta-feira (30), tem mais de mil lojas e recebe cerca de 30 mil pessoas por dia, segundo a Associação de Lojistas Brasileira (Alobras).
O estabelecimento tem mais de 18 mil m² distribuídos por seus pavilhões. As lojas são pequenos boxes de 2,5 m por 3,5 m. Mais de 1.500 pessoas trabalham diariamente no local.
O perfil das lojas é diverso, mas há especialmente boxes de aparelhos eletrônicos e roupas. Neste momento, por exemplo, uma série de comerciantes apostavam na venda de fantasias e outros itens relacionados ao Halloween, celebrado na quinta (31).
Segundo a Alobras, ainda não é possível quantificar o prejuízo do incêndio, mas se estima que no Shopping25 a perda tenha sido “total”. A preocupação se volta neste momento aos estabelecimentos que “dividem parede” com o prédio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada por volta das 6h44 da manhã, para a Rua Barão de Ladário. Ao todo, 17 viaturas foram conduzidas ao local para combater as chamas.
A ocorrência deixou três vítimas feridas, segundo a prefeitura de São Paulo. Duas delas foram encaminhadas ao Hospital municipal do Tatuapé, na zona leste da cidade, e permanecem em observação. A terceira foi atendida na AMA Pari, mas já recebeu alta. Ninguém corre risco de morrer.
A CNN obteve acesso ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do shopping.
A certificação que garante a segurança do estabelecimento contra incêndios está vencida desde o mês de agosto.