Cláudio Duarte/Governo do Tocantins
Yasmin
Visando à valorização do ser humano por trás de cada protocolo de atendimento, a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) realizou, nesta terça-feira, 28, um momento especial de conscientização, autocuidado e celebração, em alusão ao Dia do Servidor Público.
Com uma programação descontraída e voltada para o estreitamento de laços de convivência, o evento valorizou e promoveu o Outubro Rosa, com várias palestras e atividades de bem-estar. A celebração também proporcionou um momento de homenagem aos servidores da Setas, com brincadeiras, orações, música e sorteio de premiações, em reconhecimento à dedicação e ao compromisso de cada um.
“É um momento especial em que o Governo do Tocantins parabeniza os servidores públicos estaduais que, com dedicação e compromisso, contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado e o bem-estar da população”, destacou a secretária Ana Carina Souto, complementando que o momento “é também um reconhecimento especial aos servidores da Setas pela atuação incansável em promover políticas públicas que transformam vidas e fortalecem a cidadania”.
Participaram do evento o secretário-executivo da Setas, Washington Luiz Vasconcelos; a superintendente do Desenvolvimento Social, Luzia Américo; e o superintendente do Trabalho, Kleber Wessell.
A secretária Ana Carina Souto convidou os servidores da pasta a desfrutarem da celebração, que contou com um café da manhã, e lembrou a eles que a gestão pública tem a responsabilidade de promover o cuidado contínuo com a saúde de todos. Ela ressaltou ainda que cuidar de si é um ato de coragem e de carinho: “A prevenção e o diálogo sobre a saúde devem acontecer durante todo o ano. A conscientização é o primeiro passo, mas nossa atenção precisa ser permanente, para além do Outubro Rosa, e que este mês seja um começo para que o autocuidado se torne um hábito diário”.
Dia de conscientização e valorização
O evento teve início com a apresentação do Grupo de Dança e Teatro Ágape, e prosseguiu com momento laboral, oração, testemunhos e depoimentos pessoais.
A professora do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutora Franciele Batista de Oliveira, foi responsável pela palestra principal, que tratou sobre a importância do autoexame na prevenção do câncer, pontuando que o autoexame é um cuidado de muita relevância tanto para as mulheres quanto para os homens.
Durante todo o evento, foram oferecidos atendimentos na área da beleza, com cuidados para a pele, cabelos e maquiagem. A servidora da Setas, Antônia da Silva Ramos, uma das responsáveis pelos atendimentos, disse que, entre designer de sobrancelhas e penteados, foram realizados mais de vinte atendimentos. “Trouxemos alguns cuidados na área da beleza e foi um sucesso. Muitas servidoras quiseram aproveitar para dar uma embelezada e se sentir mais seguras neste dia especial”, pontuou.
A servidora Gabriela Bezerra, que atua na contabilidade da Setas, participou de toda a programação e disse que se sentiu valorizada como servidora. “Saímos um pouco do dia a dia dos protocolos e documentos para as atividades laborativas e para conviver de modo harmônico com os colegas e, por sorte, ainda fui a primeira a ser sorteada com os brindes”, ressaltou.
A psicóloga do Sine, Érika Lustosa, destacou que, além da descontração, os testemunhos e as palestras sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero são importantes e salvam vidas: “Trazer conscientização, palestras com profissionais que explicam todo o processo reafirma a necessidade de fazer o controle preventivo e a importância de tirar um dia para fazer o autoexame”, pontuou.







