Com foco na promoção da ressocialização, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, realizou no último sábado, 26, uma atividade especial para custodiados da Unidade Penal Regional de Palmas. Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), um grupo de detentos, escoltados pela polícia penal, participou de uma sessão de cinema no CineSesc, proporcionando momentos de lazer, cultura e desenvolvimento social.
A atividade integra o conjunto de ações voltadas para a ressocialização dos custodiados, desenvolvidas pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso. A seleção dos participantes priorizou internos que demonstram bom comportamento e engajamento nas atividades educativas e laborais promovidas na Unidade.
Para o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, a ação representa um importante avanço na promoção da cidadania e da dignidade no ambiente prisional. “Ações como essa são fundamentais para a ressocialização e reforçam o compromisso do Governo com políticas que promovem a reintegração social. Seguiremos fortalecendo parcerias para construir um sistema mais justo e humano”, destacou.
O chefe da Unidade Penal Regional de Palmas, Rodrigo Nascimento, enfatizou o impacto positivo da iniciativa no processo de reintegração social. “Momentos como este são fundamentais para o fortalecimento da autoestima, o incentivo à disciplina e a criação de novas perspectivas de vida. Nosso objetivo é oferecer oportunidades que estimulem a recuperação e o crescimento pessoal dos custodiados”, afirmou.