A Secretaria de Saúde do Estado (SES-TO) realizou, na segunda-feira, 26, no Serviço Especializado em Reabilitação (SER), em Porto Nacional, um treinamento prático em ostomia. O objetivo da capacitação foi aprimorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais de enfermagem no manejo e cuidados com pacientes ostomizados e as bolsas de colostomia.
A iniciativa proporciona aos profissionais uma revisão e aprofundamento das técnicas e práticas necessárias para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes que passaram por procedimentos de ostomia. Durante o evento, a enfermeira especialista da empresa Benenutre, Gabriela Vieira, abordou sobre a correta aplicação e manutenção das bolsas de colostomia, o monitoramento de sinais de complicações e a orientação para a adaptação dos pacientes à sua nova rotina.
Para a paciente Katianny Corado de Oliveira, profissionais capacitados significa um atendimento eficaz. “Me senti muito segura vendo essa capacitação, pois, dessa forma temos a certeza que estamos sendo atendidos por profissionais qualificados e humanos, isso faz com que a gente se sinta melhor ao sair da avaliação”.
“Essa capacitação reflete o compromisso contínuo do nosso serviço com a excelência no cuidado e a qualidade na reabilitação, assegurando que nossos pacientes recebam o melhor suporte possível em sua jornada, e certamente fará uma diferença significativa na vida dos nossos pacientes ostomizados”, destacou a diretora de Assistência Especializada em Reabilitação/SES-TO, Suzi Américo.
Para a gerente do SER, Larissa Coelho Rodrigues, “a capacitação não limita só aos cuidados físicos. Além de reforçar o conhecimento técnico, o treinamento enfatizou a importância do apoio emocional e da educação contínua dos pacientes, ajudando-os a enfrentar os desafios diários”.