Nesta terça-feira, 10, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou da acolhida aos gestores municipais de saúde. O evento, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), teve como tema “Financiamento no SUS: Desafios e Oportunidades” e tem como objetivo fortalecer os vínculos entre os gestores municipais, as regiões de saúde, o Estado e o Ministério da Saúde. Na ocasião, os secretários municipais de saúde do Tocantins também puderam discutir as principais questões relacionadas à gestão e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, participou da abertura do evento e destacou que “é uma alegria participar de um momento tão importante como este. Trabalhamos com diálogo e com soluções construídas de forma compartilhada. A saúde não espera e, quando surgem desafios, precisamos enfrentá-los de frente. É um privilégio ter a oportunidade de sermos gestores de saúde, porque isso nos permite contribuir diretamente para mais qualidade de vida da nossa população, para salvar vidas e para fortalecer a gestão ao lado dos novos colegas. Afinal, saúde não se faz sozinho”.
O evento ocorre no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e na programação será debatido o planejamento do SUS nos municípios; gestão orçamentária e financeira, entre outros temas. Para a presidente do COSEMS, Luana Carvalho, “este é um momento de diálogo, união e fortalecimento para enfrentar os desafios da saúde pública no Tocantins. A saúde se constrói de forma coletiva, e fortalecer o COSEMS é fortalecer todo o sistema. Diante da sobrecarga enfrentada pelos gestores municipais, especialmente nos pequenos municípios, este encontro também cumpre um papel de acolhimento, mostrando que ninguém está sozinho e que há suporte técnico e institucional para transformar desafios em soluções”.
O Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO), Raimundo de Sousa Morais, participou do acolhimento e afirmou que, “O SUS é gigante, mas precisa estar em constante atualização, com comprometimento e envolvimento de todos, e os gestores são peças fundamentais nesse processo. O CES está sempre presente, participando ativamente em todos os momentos. Conferências como esta são um termômetro e mostram o que precisamos aprimorar para avançar e fortalecer as políticas públicas de saúde.”







