Com o objetivo de apresentar as medidas para a ampliação da cobertura vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quinta-feira, 06, uma reunião on-line sobre as estratégias de vacinação no Tocantins para o ano de 2025.
Coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde/Diretoria de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis/Gerência de Imunização, a webconferência contou com a participação de profissionais de saúde que atuam nas mais de 300 salas de vacinação dos municípios.
A gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, relatou que “a webconferência foi o primeiro encontro do ano da área com as equipes municipais, sendo um momento de enriquecimento técnico e alinhamento com os profissionais. Na reunião apresentamos como serão as estratégias utilizadas para ampliação da vacinação ao longo do ano, além de mostrar o calendário de ações do Ministério da Saúde, o fluxo de distribuição dos imunizantes e a atualização do calendário básico de vacinação”.
Sobre o cronograma previsto para o primeiro semestre, a equipe informou que deverão ser realizadas em abril e maio ações de estratégia de vacinação nas escolas e a semana de vacinação nas Américas.
Já no segundo semestre, no mês de agosto, deverá ocorrer a vacinação contra a influenza e a atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com mês a definir.
Na oportunidade, também foram repassadas orientações sobre boas práticas em imunização, a fim de garantir a qualidade e a segurança no processo de vacinação.
Sendo elas o acolhimento, triagem, cadeia de frio, preparo, administração, descarte, registro e orientação pós-imunização.