A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população para os perigos relacionados à baixa umidade do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê que nos dias 10 e 11 de setembro, as taxas relativas devem variar entre 20% e 12%.
Os números representam riscos de incêndios florestais e à saúde, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Para evitar os problemas de saúde, recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, utilizar hidratante para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas (café e álcool) e procurar atendimento médico ao sinal de mal-estar.
Diante da situação, a SES-TOencaminhou aos municípios,recomendação, para articulação da Rede de Atenção à Saúde visando garantir o conhecimento sobre os riscos identificados e estabelecer um canal de comunicação permanente entre as equipes de saúde e a população em geral.
“Esse canal deve viabilizar o monitoramento dos impactos potenciais aos serviços de saúde, incluindo a capacidade de atendimento à população, a infraestrutura das unidades e a disponibilidade de insumos e medicamentos. Essas ações são fundamentais para uma resposta oportuna e eficaz em caso de ocorrência de desastres”, afirmou o técnico de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos da SES-TO, Everton Ribeiro.
Em caso de incêndio, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.