sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

SES-TO alerta para o Dia Mundial das doenças tropicais negligenciadas

Como parte das ações alusivas à data, a Pasta realiza um webinário sobre as Recomendações das Ações de Vigilância e Controle do Tracoma nesta sexta-feira, 30

Ascom por Ascom
30/01/2026
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
O tracoma é classificado como uma doença tropical negligenciada Foto: Raiza Milhomem/Ascom Semus

O tracoma é classificado como uma doença tropical negligenciada Foto: Raiza Milhomem/Ascom Semus

CompartilharCompartilhar

Para chamar a atenção para doenças que acometem milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o mundo, dia 30 de janeiro é marcado como o “Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN)”, e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta para a importância do controle dessas doenças presentes em mais de 149 países do mundo e na disseminação de informações sobre elas.

“Hoje, no Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, reforçamos um alerta importante. Essas doenças atingem principalmente as populações mais vulneráveis e ainda causam sofrimento evitável. A SES-TO segue comprometida com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, mas a participação da população é fundamental. Ao perceber sintomas, procure a unidade de saúde. Informação e cuidado salvam vidas. Enfrentar essas doenças é promover saúde, equidade e dignidade para todos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

ARTIGOSRELACIONADOS

foto: Gabriela Letrari

Agentes de saúde e de endemias da Capital recebem Incentivo Financeiro Adicional pela primeira vez

30/01/2026

SES-TO convoca população para vacinar contra a influenza

30/01/2026

As Doenças Tropicais Negligenciadas são representadas por mais de 20 doenças e agravos, onde se destacam a doença de Chagas, Leishmanioses, Malária, Tracoma, Dengue, Hanseníase, entre outras. A bióloga da Área Técnica de Malária e Tracoma/GDTN/DVDVZ/SVS/SES-TO, Vanuza Alves Soares, afirma que a SES-TO vem investindo na vigilância dessas doenças e implementando ações para que se alcance a eliminação ou controle desse grupo, com destaque para o tracoma.

“A SES-TO desenvolve ações contínuas de vigilância, prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento do tracoma, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as principais estratégias estão às ações de educação em saúde, recomendadas aos 139 municípios, com foco na promoção da higiene facial e das mãos, especialmente entre estudantes de um a nove anos. Nos municípios com profissionais capacitados e padronizados pela SES-TO, são realizadas ações de busca ativa de casos por meio do exame ocular externo em escolares, com investigação dos contatos e tratamento imediato dos casos positivos, conforme os protocolos nacionais.“

Tracoma

O tracoma é classificado como uma doença tropical negligenciada por afetar, principalmente, populações em situação de maior vulnerabilidade social, onde há limitações no acesso à água potável, ao saneamento básico e aos serviços de saúde. Quando não diagnosticado e tratado de forma oportuna, o tracoma pode evoluir para formas graves, podendo causar cegueira evitável, sobretudo em crianças.

A bióloga ainda reforça que “essas ações são complementadas pela busca ativa de casos, pela educação em saúde contínua e pela vigilância epidemiológica, com o objetivo de interromper a transmissão da doença, reduzir sua prevalência e prevenir a ocorrência de cegueira evitável”.

Redução expressiva

Conforme a enfermeira da Área Técnica de Malária e Tracoma/GDTN/DVDVZ/SVS/SES-TO, Denize Khirlley Macedo, o Tocantins mantém uma série histórica consolidada de dados epidemiológicos sobre o tracoma, produzida a partir das ações de vigilância realizadas nos municípios.

“Entre 2016 e 2025, foram realizados 276.543 exames oculares em estudantes da rede pública, com identificação de 3.564 casos positivos, resultando em média de positividade de 0,8%, percentual consistentemente inferior ao limite de 5% estabelecido pela OMS para a eliminação do tracoma como problema de saúde pública.”

Após a redução das ações nos anos de 2020 e 2021 em decorrência da pandemia de COVID-19, observou-se retomada gradual das atividades a partir de 2022, com manutenção de baixos percentuais de positividade, em torno de 0,5%, mesmo diante de variações na cobertura municipal.

No ano de 2025, registrou-se o menor número de municípios realizando exames oculares no período recente, refletindo desafios operacionais e a rotatividade de profissionais capacitados. Ainda assim, os indicadores epidemiológicos permaneceram baixos, reforçando a efetividade das estratégias de controle adotadas no estado.

“Esse resultado reflete o fortalecimento das estratégias de controle, prevenção e educação em saúde desenvolvidas no estado, indicando avanços importantes rumo à eliminação do tracoma como problema de saúde pública”, acrescenta a enfermeira.

Sustentabilidade da eliminação

Em relação à malária, o Tocantins vem trabalhando de forma contínua pela sustentabilidade da eliminação da doença. Desde 2020, o estado desenvolve e atualiza anualmente o Plano de Ação Anual Tocantins sem Malária, consolidando estratégias de vigilância, diagnóstico, tratamento oportuno e resposta rápida a casos suspeitos.

A Gerente de Vigilância e Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas, Carina Graser Azevedo,  destaca que “o Tocantins não registra mais casos autóctones de malária e atualmente trabalha junto às equipes municipais para manter esse status alcançado, visando evitar a reintrodução de casos no Estado e o reestabelecimento da doença.”

Em 2023, foram notificados 31 casos de malária no Estado, dos quais 25 eram importados e seis autóctones, concentrados nos municípios de Almas, Conceição do Tocantins e Porto Nacional. Já em 2024, todos os 24 casos registrados foram importados, provenientes tanto de outros estados da Região Amazônica quanto de países vizinhos. Até agosto de 2025, o Tocantins contabilizou apenas três casos importados, representando uma redução de 80% em relação ao mesmo período de 2024, quando haviam sido registrados 15 casos importados.

Webinário

Como parte das ações alusivas ao Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, a SES-TO, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Área Técnica de Tracoma, realizará um webinário sobre as Recomendações das Ações de Vigilância e Controle do Tracoma nesta sexta-feira, 30, das 15h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal ETSUS Tocantins no YouTube, por meio do link: [https://www.youtube.com/watch?v=JO0XZ5mas2g].

O evento será realizado de forma on-line, com participação voltada a profissionais da vigilância em saúde, da Atenção Primária à Saúde e do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa tem como objetivo qualificar os profissionais, alinhar as ações municipais, conscientizar os gestores locais sobre a importância da continuidade das atividades e fortalecer a sustentabilidade da eliminação do tracoma como problema de saúde pública no Tocantins.

Anterior

Estudantes da rede estadual são aprovados no curso de Medicina em universidades públicas

Próximo

Agentes de saúde e de endemias da Capital recebem Incentivo Financeiro Adicional pela primeira vez

Próximo
foto: Gabriela Letrari

Agentes de saúde e de endemias da Capital recebem Incentivo Financeiro Adicional pela primeira vez

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Wagner Moura revela decisão sobre papéis em Hollywood

30/01/2026
Entretenimento

Saiba quem deve substituir Virginia no Sabadou, do SBT

30/01/2026
Entretenimento

BBB 26: equipe se pronuncia após especulações sobre autismo de sister

30/01/2026
Entretenimento

10 lançamentos musicais da semana para atualizar a playlist

30/01/2026
Tocantins

ATM promove capacitação e prepara os Municípios para a Reforma Tributária e as novas diretrizes de pagamento de precatórios e previdência

30/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

PMTO realiza reunião trimestral de gestão do CRP-2 para avaliar e planejar ações de segurança no norte do estado

30/01/2026
Segurança

Polícia Militar do Tocantins recebe doação de kits Starlink para reforçar comunicação em áreas remotas

30/01/2026
Segurança

PMTO homologa inscrições e convoca candidatos para audições do Coral Infantojuvenil

30/01/2026
Economia

Dívida pública do governo sobe para 78,7% do PIB em 2025

30/01/2026
Economia

Estatais federais encerram 2025 com déficit de R$ 5,1 bilhões

30/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • PMTO realiza reunião trimestral de gestão do CRP-2 para avaliar e planejar ações de segurança no norte do estado
  • Polícia Militar do Tocantins recebe doação de kits Starlink para reforçar comunicação em áreas remotas
  • PMTO homologa inscrições e convoca candidatos para audições do Coral Infantojuvenil

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

PMTO realiza reunião trimestral de gestão do CRP-2 para avaliar e planejar ações de segurança no norte do estado

30/01/2026
Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, ressaltou a relevância dos equipamentos para as atividades operacionais da corporação. - Foto: Ascom PMTO

Polícia Militar do Tocantins recebe doação de kits Starlink para reforçar comunicação em áreas remotas

30/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.