Os servidores da Rede Municipal de Ensino de Paraíso do Tocantins receberam no início deste mês de fevereiro uma gratificação extra, em reconhecimento pelo resultado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, que classificou o município em 1º lugar do Tocantins. O anúncio da bonificação salarial foi feito pelo prefeito Celso Morais durante a aula inaugural que marcou o início do semestre letivo de 2025. Para a bonificação, que alcançou tanto as funções administrativas quanto as de docência, foi investido cerca de R$ 1 milhão.
O Prefeito Celso Morais destacou que o bônus é uma forma de valorizar o empenho não só dos professores e gestores, mas de toda a equipe educacional no esforço conjunto para melhorar a qualidade do ensino em Paraíso. “Estamos reconhecendo o esforço de quem transforma vidas. O resultado do Ideb é fruto da dedicação dos nossos educadores. A gratificação é mais do que um incentivo, é um agradecimento pelo impacto transformador que eles têm na vida dos nossos estudantes e com certeza no futuro de Paraíso”.
O Chefe do Executivo reforçou que é de suma importância instituir políticas públicas que valorizem a educação e garantam melhores condições de trabalho. “Investir em educação é investir no desenvolvimento da sociedade como um todo. Nossa gestão tem investido continuamente na infraestrutura das escolas e na formação dos nossos educadores. Vamos continuar buscando formas de fortalecer o setor porque sabemos que a base para um futuro melhor começa na sala de aula”, concluiu.
O secretário de Educação de Paraíso, Deley Oliveira, ressaltou e agradeceu o esforço de todos os envolvidos no processo. “Quero agradecer o empenho de todos no tocante ao processo de letramento de nossas crianças, assim como o de recompor as aprendizagens continuamente, fato que iniciamos ainda no contexto pandêmico, em 2021”, relembrou.
Deley Oliveira acrescentou que o resultado é fruto de um trabalho em equipe. “É fato que o empenho de todos nos colocou em primeiro lugar no IDEB, ano base 2023. Assim, como forma de validar os construtores que fazem a Educação de nossa cidade, estamos repassando uma bonificação como forma de gratidão. Tal qual disse Mandela: sempre parece impossível, até que seja feito”.
Paraíso do Tocantins
Em Paraíso do Tocantins, participaram do índice 10 escolas, que foram avaliadas na primeira fase do Ensino Fundamental. O Ideb da rede municipal atingiu a nota 6,3, o que representa um avanço de 0,5 ponto em relação à última avaliação (em 2021), quando o índice foi de 5,8. O resultado também foi superior à nota nacional, de 6,0.
A nota de Paraíso também é a maior do Tocantins entre as redes municipais, empatada com Palmas, que igualmente registrou 6,3. Na sequência veio Palmeirópolis (6,2), Pedro Afonso (6,1), Abreulândia (6,0), Colinas do Tocantins (5,9) e Santa Terezinha (5,9).
Em relação aos resultados individuais de cada unidade escolar em Paraíso, a Escola Municipal Professora Adélia Aguiar Barbosa, no setor Vila Regina, se destacou pelo maior avanço, de 0,9 pontos, partindo de 4,7 (em 2021) рага 5,6 (em 2023).
O resultado da Escola Municipal 23 de Outubro também foi notório. A unidade escolar, no Setor Oeste, foi a única da rede que retornou ao patamar anterior à pandemia, com a nota de 7,4.
Resultados por escola municipal
Esc. Mun. Pouso Alegre (Pouso Alegre) – 6,2;
Esc. Mun. Profª. Adélia Aguiar Barbosa (Vila Regina) – 5,6;
Esc. Mun. Profª. Luzia Tavares (Pouso Alegre) – 6,2;
Esc. Mun. José Ribeiro Torres (Alto Paraíso) – 6,6;
Esc. Mun. 23 de Outubro (Setor Oeste) – 7,4;
Esc. Mun. Irmã Julita (Setor Oeste) – 6,2;
Esc. Mun. Jardim Paulista (Jardim Paulista) – 6,0;
Esc. Mun. Pedro Ludovico Teixeira (Interlagos) – 5,7;
Esc. Mun. Santa Rosa (Santa Luzia) – 5,3;
Esc. Mun. Ver. Jose Odete (Milena) – 6,3.
Ideb
Os resultados do Ideb 2023 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em agosto do ano passado. O indicador, que representa um termômetro que mede a qualidade do ensino no país, é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Reúne em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O Saeb é constituído de duas provas, Língua Portuguesa e Matemática. O resultado representa uma nota que varia de zero a 10, sendo a nota 6 considerada o padrão educacional de países desenvolvidos.