A pesca esportiva tem ganhado um espaço importante pelo Brasil e pelo no Tocantins, pois ela, além de atrair pessoas de vários locais do país, promove a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade, o turismo e também o desenvolvimento econômico local, bem como ajuda na saúde mental.
Pensando em ampliar os horizontes dessa atividade, a Comissão de Representantes da Pesca Esportiva do Tocantins, buscou nesta quinta-feira, 3, a Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), onde participou de uma reunião e entregou diversas demandas dos pescadores, para assim fomentar mais ainda e valorizar o desenvolvimento sustentável da pesca esportiva no Estado.
Um ofício com as demandas da Comissão foi entregue ao secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres. Entre elas estão: Criação de uma comissão com representantes da pesca esportiva juntamente com a Sepea e outras Secretarias, órgãos, instituições, empresários e associações; revitalização de espaços específicos em praias de Palmas para embarque e desembarque aquático; estudo sobre impacto da comercialização da espécie tucunaré em bares e restaurantes; apoio financeiro para realização de eventos da pesca esportiva; união de órgãos para fiscalização em lagos e rios do Tocantins; capacitação de pescadores ribeirinhos e profissionais com foco na pesca predatória versus conservação e catalogação de guias, restaurantes, hotéis e empresas que apoiam a pesca esportiva.
Conforme explicou Rodrigo Ayres, as associações privadas e comerciantes têm buscado a Sepea como uma forma de apoio para fortalecer a pesca esportiva, reforçando a importância dessa atividade. “Estamos recebendo essas demandas muito importantes das associações privadas e de empresários do setor, que estão buscando ajuda para a criação da Liga Estadual da Pesca e do Torneio Estadual de Pesca Esportiva. A ideia é realizar um grande torneio com etapas diferentes em Palmas, Porto Nacional, Babaçulândia, Araguacema, Peixe e outros municípios, com uma grande final, oferecendo premiações significativas aos participantes. O Eduardo Mota tem liderado esse movimento e é um dos responsáveis pela organização do Torneio de Pesca Esportiva, realizado semanas atrás. Ele tem sido um defensor da causa e trouxe esse ofício com as demandas assinadas por representantes da comissão e endereçado ao governador Wanderlei Barbosa e à nossa Secretaria, reforçando a importância dessa iniciativa, que sem sombra de dúvidas, gera renda, movimenta o turismo e a economia. O Tocantins pode ser um lugar único de desenvolvimento da pesca esportiva”, destacou o secretário-executivo.
Eduardo Mota, um dos representantes da Comissão e um dos organizadores do Torneio de Pesca Esportiva Tocantins (TPE-TO), ressaltou que o objetivo é unir forças com diversos órgãos para que essas demandas sejam solucionadas. “As demandas surgiram a partir da criação da comissão com os pescadores esportivos e dentro desse grupo, nós conseguimos identificar e pontuar as principais necessidades e benefícios para nossa categoria. Nosso objetivo é unir esforços com diversos órgãos, como a Secretaria da Pesca e Aquicultura, Cipama, Ibama, Naturatins, Meio Ambiente e Turismo, para trazer mais benefícios aos pescadores esportivos e aos praticantes deste tipo de pesca que é cultural no Tocantins”.
Torneio de Pesca Esportiva
Realizado no último dia 15 de março, o Torneio de Pesca Esportiva Tocantins (TPE-TO), reuniu participantes de vários municípios tocantinenses e de vários Estados brasileiros.
Conforme a organização do evento, que contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Sepea, foram cerca de 600 pescadores, divididos entre barcos e caiaque, além de um público de mais de 2 mil pessoas entre visitantes e expositores.
Neste ano, a Sepea deu apoio na largada do torneio, auxiliando na inspeção prévia e entrega dos Kits. Além disso, a Sepea foi também fiscal do torneio, aferindo se o peixe estava vivo e em condições de soltura, isentos de qualquer sinal que indique outras formas de pesca diferente da permitida, validando a medição dos peixes capturados, pontuando cada equipe e assim definindo os campeões da competição.