A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), de 61 anos, anunciou nesta quarta-feira (27), através das redes sociais, que foi diagnosticada com câncer de mama.
“Venho aqui contar para vocês que, há cerca de um mês, recebi diagnóstico de câncer na mama. E essa não é uma notícia fácil para ninguém, mas decidi encarar de frente”, escreveu Damares no X.
Segundo a parlamentar, a cirurgia de remoção do tumor foi realizada no dia 31 de julho e, na próxima semana, ela deve iniciar as sessões de radioterapia.P
“Na próxima semana começo as sessões de radioterapia e não vou parar de trabalhar, sorrir, dar gargalhadas e lutar muito pelas crianças e pelo meu Distrito Federal”, afirmou.
Ela reiterou, ainda, que está bem e teve um diagnóstico precoce.
“Estou passando muito bem por todo este processo pois tive diagnóstico precoce. Assim, quero incentivar todas as mulheres a se cuidarem. Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia. Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações”, declarou.
Antes da publicação no X, mas ainda nesta quarta, Damares já havia falado sobre o diagnóstico.
“Fui diagnosticada no dia 18 de julho. Eu fiz todos os exames. Em 18 dias eu consegui fazer as biópsias, ressonâncias, todos os exames, e, em 18 dias, consegui fazer a cirurgia. Com cinco dias, eu estava aqui no Senado, trabalhando, com um pouquinho de dor”, declarou, durante a instalação da subcomissão destinada justamente a debater a prevenção e o tratamento contra o câncer no país.
Câncer de mama
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, sendo responsável por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.
Relativamente raro antes dos 35 anos, a doença tem mais chance de incidência após os 50 anos (Damares tem 61 anos).
Os sintomas de câncer de mama são:
- Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- Retração cutânea;
- Dor;
- Inversão do mamilo;
- Hiperemia;
- Descamação ou ulceração do mamilo;
- Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.