Nesta quarta-feira, 30, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou o último Dia D da campanha Outubro Rosa, com ações voltadas à saúde da mulher em Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas.
No total, oito USFs estiveram abertas à noite, das 18 às 21 horas, para oferecer exames preventivos, como a coleta do Papanicolau (PCCU) e a solicitação de mamografias.
A iniciativa atendeu principalmente mulheres que encontram dificuldades para realizar exames preventivos durante o horário comercial.
A dona de casa Maria de Lourdes Lima da Cruz, de 45 anos, moradora do Jardim Aureny III, aprovou a ação na USF Laurides Lima Milhomem: “Achei muito legal essa iniciativa para nós, que temos compromissos o dia todo. É uma boa oportunidade para quem, por algum motivo, não consegue fazer os exames no horário normal”.
Segundo a também moradora da região sul Maria Helena Teixeira dos Santos, 53, o atendimento noturno reforça a importância no cuidado com a saúde das mulheres.
“Ter essa oportunidade foi muito importante, porque nos ajuda a cuidar da nossa saúde de forma prática. Muitas vezes, a correria do dia a dia faz a gente adiar esses exames, mas eles são essenciais para prevenir problemas no futuro,” afirmou.
A campanha Outubro Rosa em Palmas ressalta importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, ampliando o acesso e a adesão das mulheres a esses serviços essenciais.