No dia 24 de outubro, a Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC), realiza o seminário “Aproveitamento sustentável dos dejetos suínos: aspectos técnicos e legais”, com o objetivo de debater soluções, desafios e orientações sobre o uso adequado dos dejetos da suinocultura e o seu potencial na geração de biogás e energia como práticas sustentáveis.
A programação contará com palestras de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), da empresa Ekodata Tecnologia e Saneamento Ambiental, além de pesquisadores e analistas da Embrapa. O evento também inclui uma visita técnica à Estação de Tratamento de Dejetos de Suínos (ETDS) e ao Sistema de Compostagem e Desidratação de Animais Mortos (TEC-DAM), instalados na Unidade.
O evento tem como público-alvo profissionais das entidades parceiras e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (CREA-SC), do setor agropecuário e ambiental e produtores rurais.
Voltado a profissionais do setor agropecuário e ambiental, técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), entidades parceiras e produtores rurais, o seminário será presencial e com vagas limitadas. As inscrições estão abertas até 20 de outubro, pelo link: forms.gle/uLd76iLXVd8Cg3oPA.
Para o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Valdir Ávila, o evento é uma oportunidade de integrar diferentes agentes do setor em torno de soluções sustentáveis e aplicáveis: “O aproveitamento adequado dos dejetos suínos é um desafio técnico e ambiental que exige conhecimento e cooperação. Nosso objetivo é promover o diálogo entre pesquisa, órgãos reguladores, empresas e produtores para que as tecnologias sejam aplicadas de forma eficiente, garantindo ganhos ambientais e econômicos para toda a cadeia produtiva”, destaca Ávila.
O evento é uma realização da Embrapa Suínos e Aves e da Agrocon, com apoio de instituições parceiras.
Programação
24/10, sexta-feira:
8h às 8h30 – Recepção
8h30 às 9h – Abertura com representante do CREA-SC, Agrocon e Embrapa
9h às 9h45 – Contextualização ambiental da suinocultura na região do Alto Uruguai Catarinense, com Cláudio Miranda (Embrapa Suínos e Aves)
9h45 às 10h30 – Expansão da suinocultura no estado de Santa Catarina, com Valdir Avila e Ari Jarbas Sandi (Embrapa Suínos e Aves)
10h30 às 11h15 – Procedimentos para o licenciamento ambiental da suinocultura em Santa Catarina: aspectos legais e operacionais, com Juliano Domingues (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina)
11h15 às 12h – Sistema de gestão de frotas agrícolas para distribuição de dejetos de suínos (Geofert), com Eduardo Bernardo (Ekodata Tecnologia e Saneamento Ambiental) e Geordano Dalmédico (Embrapa Suínos e Aves)
12h às 13h15 – Intervalo para almoço
13h15 às 14h – Aproveitamento dos dejetos de suínos na geração de biogás e energia, com Ricardo Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves)
14h às 15h – Mesa-redonda
15h às 16h30 – Visita técnica à Estação de Tratamento de Dejetos de Suínos (ETDS) e ao Sistema de Compostagem e Desidratação de Animais Mortos (TEC-DAM), com Evandro Barros e Ricardo Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves)
16h30 às 17h15 – Encerramento com coffee break