Na manhã desta sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas realizou uma reunião para discutir a nova proposta de reorientação curricular da Política de Educação em Tempo Integral da rede municipal.
O encontro aconteceu na sede da Semed e reuniu técnicos da pasta, professores de educação física, representantes de entidades esportivas e culturais, além de movimentos populares da Capital.
Segundo a coordenadora da Educação Integral da Semed, Maria das Graça Alves, o principal ponto da discussão foi a inclusão de lutas como parte do currículo da educação integral, com ênfase na disciplina de Educação Física.
“O tema traz reflexões importantes e abre espaço para debates, por isso a relevância desta reunião”, afirmou.
A proposta reflete o compromisso da rede municipal em diversificar as práticas pedagógicas e promover uma formação mais ampla para os estudantes, alinhada às demandas contemporâneas da educação.
Alguns pontos foram levantados no decorrer das falas, dentre eles a importância do desenvolvimento integral do aluno, com destaque na prática das lutas como o judô, capoeira, taekwondo ou jiu-jitsu que, de acordo com a maioria dos presentes, contribuem para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social dos alunos.
Para o presidente da Federação de Judô, as modalidades de luta estimulam habilidades motoras, disciplina, autocontrole e respeito ao próximo, alinhando-se aos objetivos da educação integral.
“Muitas modalidades de luta são representações culturais importantes no Brasil. Incorporá-las no currículo promove a valorização da diversidade e da história cultural do País”, avaliou
A presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Deyze dos Anjos, acredita que a discussão foi extremamente positiva e propositiva, tanto para a gestão como para os movimentos sociais e sindicatos representados.
“Dá importância do componente curricular lutas na estrutura para 2025, pensando em todos os benefícios que essa prática é muito relevante. Acreditamos que a educação é a mola propulsora para melhorar as políticas públicas, então estamos aqui para somar”, revelou.
De acordo com a diretora de Ensino Fundamental da Semed, Francijanes Alves, a ideia do encontro é redesenhar, em conjunto com todas as áreas interessadas, a proposta pedagógica, o currículo da educação das escolas em tempo integral.
“A discussão de hoje foi para tratar da importância do componente curricular, lutas, na matriz curricular da educação de Palmas, focado nas atividades da unidade temática da educação física, que trabalha as modalidades de lutas. Após o diálogo em grupo, chegamos à conclusão que tirar o componente curricular de lutas, de algo que nós já tínhamos conquistado, é retroceder na questão do currículo enquanto rede de ensino”, explicou.